WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

21/12/2013 - ZPE de Uberaba atrai interesse da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico

Uberaba recebeu na manhã de sexta-feira, dia 20, a visita oficial do diretor da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, Tang Wei, no gabinete do Prefeito no Centro Administrativo da Prefeitura. A visita é fruto de um encontro realizado em São Paulo, pelo secretário de Projetos e Parcerias Intersetoriais, Glauber Faquinelli, que na época apresentou a Zona de Processamento e Exportação – ZPE de Uberaba a Tang que se mostrou bastante interessado no projeto e em conhecer a cidade.

Durante a reunião Tang se mostrou confiante pela apresentação de Uberaba quanto a ZPE e demonstrou interesse em levar as oportunidades que o município tem a oferecer para cidades da China que estão interessadas em expandir seus negócios para o Brasil.

“A Câmara agora tem um grande parceiro em Minas Gerais. Sempre foi nosso interesse expandir nossa atividade para empresas fora do eixo São Paulo – Rio de Janeiro. Entendemos que o Brasil é imenso e que existem muitas oportunidades de desenvolvimento de negócios em outros estados e municípios. Sentimos confiança na fala do prefeito e de seus secretários e estamos confiantes com as grandes oportunidades de firmar negócios na cidade”, afirma Wei.

Para o prefeito Paulo Piau é preciso estreitar as relações com o mercado internacional, buscando adquirir a confiança do investidor de fora. “O desenvolvimento de Uberaba está caminhando a passos largos. Estamos com fundamentos fortes que darão sustentação para a vinda de grandes empresas. A cidade está de portas abertas para investidores e queremos trabalhar para caminhar com os projetos de forma que possamos ver os resultados implantados para que não fiquemos só na boa vontade”, destaca Piau.

Para Glauber, a reunião foi extremamente proveitosa e será um grande passo nas relações entre Uberaba/Triângulo Mineiro/China. Vamos apresentar isso ao governo federal e vamos ser pioneiros nesse trabalho em Minas. “Vamos promover Uberaba como uma cidade referência na China. Nosso próximo passo será elaborar um material especificando as principais potencialidades do município. A ideia é buscar do outro lado do país, municípios que tenham os mesmos focos e interesses para firmar uma parceria de cidades co-irmãs, como já existe em Campinas/SP. Essa é uma alternativa de desenvolvimento que beneficia as duas partes envolvidas, acarretando desenvolvimento aos dois países”, ressalta Glauber.  

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes reforça que Uberaba tem atraído cada vez mais os olhos de empresários interessados em investir no município. Para ele, o potencial da região tem dado saltos grandes com o anuncio de grandes investimentos tanto do Governo do Estado quanto da Petrobrás. “O anúncio do gasoduto e a instalação da planta de amônia são investimentos que chamam a atenção e já está trazendo frutos para o município. A ZPE também está em forte desenvolvimento, vamos caminhar muito agora, nesse início do ano, no intuito de estar com os trabalhos avançados no meio do ano”, afirma José Renato.

Durante a reunião, Tang apresentou a ideia de Uberaba enviar uma comitiva a Feira de Negócios que acontece todo o ano na China. “O próximo ano será realizada a Copa do Mundo no Brasil e depois virão as Olimpíadas, o mundo está de olho no Brasil e essa é a hora de buscar investimentos internacionais”, afirma Tang.

“Vamos nos preparar para apresentar Uberaba no exterior e atrair grandes investimentos. A parceria com a Câmara Brasil-China irá ajudar a abrir as portas para que possamos vender a cidade e atrair esses investidores que irão fortalecer a economia local”, justifica José Renato.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar