WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

09/12/2013 - Representação da Eslovênia em Uberaba pode ser consolidada em 2014

Dando prosseguimento às tratativas com a Eslovênia, o assessor especial de gabinete, Alex de Souza, retornou de viagem confirmando o interesse daquele País em investir em Uberaba. O assessor, que esteve na Eslovênia a convite da ex-ministra da Economia e Chefe de Estado, atual diretora do Instituto PoliMat, Darja Radic, destacou que o interesse pela cidade aumentou, após a visita da comitiva à Uberaba em outubro. “A projeção deles para 2014 é ter um escritório na cidade. Será a primeira representação deles no Brasil. O foco deles é em pesquisa e é isso que querem compartilhar: conhecimento e tecnologia”, explicou ele.

A PoliMat é especializada em biomassa liquefeito e microencapsulação. A empresa utiliza resíduos de culturas agrícolas, como palha, palha de milho e de soja, cana-de-açúcar e resíduos de madeira, tais como restos de corte de madeiras, serragem, resíduos de fábricas de papel, hemicelulose e lignina e, portanto, fontes adequadas de biomassa para o processo de liquefação.

Souza, que foi representando o prefeito, explicou ainda que juntamente com a diretora, foi recebido pelo embaixador do Brasil na Eslovênia, Gilberto Fonseca, por Matjaz Kunaver, cientista ganhador de vários prêmios na área de química pelo descobrimento da “madeira líquida” - conhecido também como biodiesel - e pelo Diretor Geral do Ministério do Desenvolvimento e Tecnologia, Marjan Hribar. “Eles querem implantar no Brasil um de seus Centros de Excelência e querem que seja em Uberaba. O prefeito Paulo Piau fez questão que aceitássemos o convite, pois o projeto que eles tem é de nosso interesse, principalmente quando pensamos no âmbito do Parque Tecnológico. A previsão é que em março de 2014, uma comitiva volte a Uberaba, desta vez com uma agenda abrangente e mais focada nos projetos que querem desenvolver. Com certeza Uberaba está nos planos deles para a expansão do Instituto”, afirmou.

Dados - As reuniões ocorreram na cidade de Liubliana, capital do País. A Eslovênia tem, aproximadamente, dois milhões de habitante e está localizada no Leste Europeu. A sua capital Liubliana  é a maior cidade do país. Faz parte da União Europeia desde 2004, e é também o único ex-País comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Europeia, do Acordo de Schengen, da Zona Euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da OTAN. Nos últimos anos, apresentou uma significativa melhora em seus indicadores socioeconômicos, refletido por seu Índice de Desenvolvimento Humano, da ordem de 0.892, o 21° maior do mundo em 2013, segundo a ONU.

A ex-ministra encaminhou ao prefeito Paulo Piau um documento de reconhecimento ao esforço do governo para estreitar a relação entre a Eslovênia e Uberaba, bem como uma “chave da cidade” como o símbolo dos entendimentos positivos. Segundo Alex, eles convidaram o prefeito a visitar o País em 2014. Vale ressaltar que os custos da viagem do assessor, foram custeados pelo Instituto PoliMat.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar