WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/10/2013 - SEDEC participa de Fórum Internacional

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participa nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de próximos, em Foz do Iguaçu, Brasil, do II Fórum Global de Desenvolvimento Econômico Local.

O Fórum Global sobre Desenvolvimento Econômico Local é parte de um processo que começou com a preparação do Primeiro Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local "Planejamento de Governo, Economia e Local: Novas Perspectivas para Novos Tempos", realizado em Sevilha, em outubro de 2011. O Fórum reuniu 1.300 participantes de 47 países para troca de experiências e instrumentos territoriais para o desenvolvimento econômico local e analisar a sua relação com as estratégias de desenvolvimento nacional com debate local e global sobre o desenvolvimento humano sustentável. Como combinar esta discussão com ferramentas práticas e operacionais para superar a lacuna entre a conceituação e implementação na realidade. Este é um desafio que assume cada vez mais importância e atenção, bem como demonstrar alguns eventos globais, como o Fórum Social Mundial (janeiro de 2012), a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio 2012 (junho de 2012) Africité (dezembro 2012), entre outros.

A Assessora de Comercio Exterior da Prefeitura de Uberaba, Anne Roy Nobrega, destaca que a atual administração tem trabalhado em três programas dentro um planejamento estratégico. Uberaba Empreendedora, que trabalha no fortalecimento da Economia local, com atenção especial para o micro e pequeno empreendedor. Uberaba sem Fronteiras, que busca a captação de novos investimentos e abertura de novos mercados e Uberaba Inovadora, que trabalha para a transformação do município em uma cidade tecnológica, com ênfase no Parque Tecnológico que já está em pleno funcionamento com grandes ações. “Este evento é de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa cidade, principalmente pelo caráter de empreendorismo que será discutido, uma vez que estaremos em contato direto com especialistas que desenvolvem projetos desta natureza. Acredito que será muito proveitoso para esta administração”, disse Anne, lembrando ainda que o principal objetivo do Fórum Local é facilitar o diálogo e intercâmbio entre local, nacional e internacional sobre a eficácia e o impacto do desenvolvimento econômico local contra os grandes desafios do nosso tempo, a partir de práticas existentes.

O II Fórum de Desenvolvimento Econômico Local Global tem como objetivo maior facilitar o diálogo político internacional sobre o desenvolvimento econômico local, incluindo setores públicos e privados. Promover o desenvolvimento de políticas públicas de desenvolvimento econômico local, demonstrar a importância do território e Desenvolvimento Econômico Local para o desenvolvimento abrangente, incluindo pilares económico, social e ambiental. Outro ponto de destaque está ligado na busca de instrumentos para implementar estratégias e planos de desenvolvimento econômico locais, tais como as Agências de Desenvolvimento Econômico Local e Agências de Desenvolvimento Regional.

Jorn. Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar