WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

20/09/2013 - Prefeito Paulo Piau se reúne com representantes do Ministério de Desenvolvimento

O Prefeito Paulo Piau se reuniu na manhã da última sexta-feira (20), com o coordenador do Conselho Nacional da ZPE, Leonardo Rabelo de Santana, o secretário de Projetos e Captação de Recursos, Glauber Faquineli, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Fernandes, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – ACIU, Manoel Rodrigues Neto e o chefe de Gabinete Fernando Hueb.

Na oportunidade, o prefeito foi atualizado sobre as discussões em torno da implantação da Zona de Processamento e Exportação – ZPE, realizadas no dia anterior com Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comércio Exterior – MDIC, a Receita Federal e os investidores.

O secretário Glauber Faquineli destacou os estudos que a secretaria vem fazendo para delimitar as potencialidades da região e reforçou que os indicativos são extremamente positivos no que tange o futuro desenvolvimento e sucesso da ZPE.

No momento é necessário aguardar os estudos e definições da procuradoria sobre como se dará o processo licitatório. Após a reunião de quinta-feira (19), ficou acordada a realização de uma reunião consultiva ao MDIC em Brasília no intuito de alinhar as discussões.

Foto: Enerson Cleiton



Leonardo Rabelo externou a expectativa positiva que tem em relação à implantação da ZPE em Uberaba, que tem todas as chances de ser um grande sucesso não só devido à posição privilegiada geograficamente, mas também pela boa localização do terreno e por ser um município com um grande centro de produção e uma atividade industrial forte em toda a região.

O Prefeito Paulo Piau reforçou a importância da parceria do município com o Ministério de Desenvolvimento e destacou que o conceito de Zonas de Processamento e Exportação tem ganhado cada vez mais força no Brasil. “Desenvolver esses trabalhos juntos é muito importante, uma vez que todos estão buscando o mesmo propósito. Uma ZPE traz benefícios e desenvolvimento para a região que está sendo instalada, para o estado e para a união. O governo federal tem apresentado uma postura que vem fortalecendo as zonas de exportação. A ZPE é um programa estruturante brasileiro que já é uma realidade no país que está crescendo e se desenvolvendo rapidamente”, ressalta Piau.

Informação – As ZPE’s são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (podem manter no exterior, permanentemente, as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados - com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo. A parcela de até 20% da produção vendida no mercado doméstico paga integralmente os impostos normalmente cobrados sobre as importações.

 

Jorn. Natália Melo
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar