WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/08/2013 - Uberaba inicia discussão para criação de Polo de Piscicultura

O Secretário de Agricultura, Danilo Siqueira e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, se reuniram com o coordenador do Projeto do Complexo de Piscicultura Industrial do Triângulo Mineiro, Eudécio Casasanta Pereira, onde foram discutidas as tratativas para iniciar os projetos de implantação do Polo de Piscicultura de Uberaba. O Complexo de Piscicultura Industrial do Triângulo Mineiro englobará seis polos nos municípios de Uberaba, Itapagipe, Iturama, Araguari, Tupaciguara e Ituiutaba.

A ideia é construir no Polo de Uberaba uma Planta Industrial, onde estariam instalados o abatedouro frigorífico de peixes, com capacidade inicial de 3 mil peixes, que correspondem a 24 toneladas e uma fábrica de ração que produzirá em torno de 1.000 toneladas por mês. Além dessa Planta Industrial, é previsto a construção de uma Estação de Piscicultura, constituída de incubatório, berçário, laboratório, maternidade e cria e recria de alimentos. Essa estação deve ser implantada nas margens do Rio Grande. Um ponto importante do projeto é que o peixe é levado vivo para o abate, através de uma estrada pavimentada, assegurando a qualidade do pescado para consumo da população. O projeto seguirá um padrão internacional que o habilitará para exportação.

O empreendimento deverá produzir peixes nativos da bacia do Prata. Durante a reunião, a tilápia foi ressaltada como o carro chefe, para uma produção em torno de 60%, com os outros 40% voltados para Tambacú, Pintado, Piracanjuba, Piapara, dentre outros.

A previsão é que ao todo sejam gerados 300 empregos diretos e 500 indiretos. O Secretário de Agricultura Danilo Siqueira externou a preocupação de inserir o pequeno produtor, que atua na agricultura familiar no projeto. “A secretaria já está com um projeto em andamento para a instalação de tanque escavado nas terras do pequeno produtor. A implantação do Polo de Piscicultura só tem a valorizar e fortalecer todos os produtores da região e trazer desenvolvimento para o município”, destacou Danilo.

O coordenador do Projeto do Complexo de Piscicultura Industrial do Triângulo Mineiro, Eudécio Casasanta Pereira, ressaltou que o projeto está dentro da vocação econômica da região e vai transformar Uberaba em um polo regional de piscicultura industrial. “Essa região é a capital mundial da água doce. Com toda logística, dentro de cinco anos, essa região será um dos 10 maiores polos de piscicultura do mundo e o maior do Brasil. É um projeto que ira gerar renda para o pequeno, médio e grande produtor da região”, justifica Eudécio, que ainda explica que a partir de agora serão realizados os estudos de previabilidade econômica do polo regional de Uberaba, que estando pronto, será encaminhado para investidores.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, destaca que o impacto que um empreendimento como esse traz para Uberaba é o melhor possível, com oferta de emprego e desenvolvimento. “O Prefeito Paulo Piau desde o início tem reforçado o interesse no desenvolvimento de Uberaba, gerando mais emprego e renda. Esse projeto vem de encontro aos interesses do município. Uberaba estar inserida nesse complexo nos dará oportunidade de desenvolver do micro ao grande produtor e será com certeza uma grande conquista para o município”, reforçou Renato.

 

Jorn. Natália Melo
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar