WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

05/07/2013 - Encerramento do Seminário Uberaba Inovadora lança edital que investirá 1 milhão de reais em projetos inovadores

O lançamento foi realizado durante o Encontro de Gestores de Parques Tecnológicos de Minas

Nesta quinta-feira (04), último dia da programação do Seminário Uberaba Inovadora, promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, teve o lançamento do Edital Sebraetec – Parque Tecnológico e foi fechado com o encontro de Parques Tecnológicos Mineiros. O evento, acompanhado pelo prefeito Paulo Piau, foi realizado no gabinete do prefeito e discutiu a atuação dos Parques Tecnológicos em Minas Gerais, no intuito de trazer mais desenvolvimento econômico e tecnológico para o estado.

O Edital “Sebratec - Parque Tecnológico”, lançado durante o encontro, marca uma parceria inédita entre a Prefeitura de Uberaba e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, que irá apostar R$ 1 milhão em projetos inovadores, para até 25 empreendimentos de base tecnológico de Uberaba. Os empreendedores terão esse recurso para desenvolver novos produtos, processos e serviços inovadores e de base tecnológica. O edital estará disponível no site da prefeitura, www.uberaba.mg.gov.br, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio do Parque Tecnológico e também pelo site do SEBRAE, a partir de segunda feira (08).

Segundo a consultora do SEBRAE, Heloisa Tinoco, o edital tem como objetivo alavancar a inovação e tecnologia para as empresas de Uberaba, contemplando dois segmentos prioritários na região que são a biotecnologia e a tecnologia da informação. “Os interessados em participar deste edital terão até o dia 24 de julho para apresentar seu projeto, ou no SEBRAE ou no Parque Tecnológico. No dia 25 esses projetos serão avaliados, para que a partir daí, comecem a ser executados”, informou Heloisa.

Heloisa Tinoco ainda reforçou que a inovação e a tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios. “Quanto mais às empresas tiverem fomentos para que elas participem do processo de desenvolvimento e atuem no processo de inovação, mais o território em que estão instaladas ganham com esse processo. Sem contar que essas empresas apresentam um potencial mais competitivo para o mercado. Tendo inovação e tecnologias implantadas nos empreendimentos, aumentam as possibilidades de enfrentar o mercado global”, diz Tinoco.

No final desse processo quem ganha é a população. “Quando as empresas implementam tecnologias elas conseguem baixar os custos, podendo oferecer preços mais baratos, criando um cenário mais competitivo que beneficia a população, que consegue adquirir produtos com baixo custo”, explica Heloisa.

Foto: Sebastião Santos



Uberaba realiza Encontro de Parques Tecnológicos

Encontro de Parques Tecnológicos realizado nesta quinta-feira (04) reuniu representantes dos parques tecnológicos de Itajubá, Belo Horizonte, Viçosa, e Lavras, alem de representantes da Rede Mineira de Inovação - RMI e da Secretaria de Estado e Ciência e Tecnologia. Esse encontro teve uma pauta extensa dos quais se discutiu, a vocação dos parques tecnológicos, o que é preciso para atrair projetos e empresas de base tecnológica para a região, como trazer desenvolvimento tecnológico e econômico e a partir disso trabalhar a parte social para as cidades em que os parques estão inseridos. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito no Centro Administrativo da prefeitura no período da manhã, e a tarde a reunião teve seguimento na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig em um encontro somente com os gestores dos parques.

Durante o evento Paulo Piau destacou que Uberaba é hoje o filho mais novo dos parques. “É importante que o Parque de Uberaba tenha uma vocação, um foco em um determinado tema, mas que não deixe de atender a todas as demandas que surgirem para o município. Temos que fazer de tudo, mas temos que ser realmente bons em alguma coisa”, afirmou Piau durante a reunião.

Para o Prefeito o encontro é uma oportunidade para os parques que já existem e que tem alguns anos de experiência trocaram ideias e ações que dão certo além de aprender com o que os outros fizeram de errado. “Não podemos ter receio de copiar o que está dando certo em outras partes do mundo”, enfatizou o Piau.

Durante a reunião foi sugerido à realização de um encontro entre os prefeitos das regiões em que estão instalados os parques tecnológicos de minas para que seja discutidas ações de políticas públicas de apoio e desenvolvimento dos parques. “Podemos começar com uma reunião com os prefeitos, os municípios têm que ter a consciência de que o desenvolvimento do parque é um instrumento importante, não de imediato, mas que irá trazer grandes reflexos no futuro para o município e a população” opinou Piau.

Além desse trabalho com as lideranças políticas, Paulo Piau reforçou que é preciso muito mais. “É importante também que a gente popularize mais o parque junto com as universidades e os institutos. Temos que difundir a cultura do empreendedorismo, da ciência e tecnologia que infelizmente ainda é muito pequena no Brasil”, destacou Piau.

“O projeto do Parque Tecnológico de Uberaba foi retomado no governo do Paulo Piau, e já está operando com seu escritório na Univerdecidade, na área do parque. Nos próximos dias será lançada a Chamada de Manifestação de Interesses, das empresas que desejam se instalar no parque, para começar a atrair as empresas para a região”, reforça Raquel Resende gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, que fez questão de frisar quem já está instalado no parque como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, o IF Triângulo, a Epamig e um núcleo da Embrapa.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar