WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

13/06/2013 - Três associações microrregionais se unem a Amvale e Amvap em prol da criação da RMTMAP

A presença de representantes das outras três associações microrregionais coirmãs Amvarig (Baixo Vale do Rio Grande/Frutal), Amapar (Alto Paranaíba/Patos de Minas/Patrocínio) e Ampla (Planalto de Araxá/Araxá) contagiou os colegas da Amvale (Vale do Rio Grande/Uberaba) e Amvap (Vale do Paranaíba/Uberlândia/Ituiutaba/Araguari), na reunião desta quarta-feira (12), no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, quando foram tratados e analisados encaminhamentos técnicos e políticos do processo de criação da RMTMAP (Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).

Com as novas entidades agregadas, eleva-se, assim, para 66, o número de municípios inseridos na área delimitação da RMTMAP, informou o prefeito de Uberaba e presidente da Amvale, Paulo Piau. “Foi uma reunião objetiva e prática, convergindo pensamentos para definir o melhor formato a ser proposto”, explicou.

Paulo Piau anunciou que o próximo encontro será dia 12 de julho, em Araxá, para ajustar a legislação a respeito do assunto, ao mesmo tempo em que uma consultoria será buscada para oferecer os dados técnicos, do que a proposta representa na vida de cada cidadão desta parte do Estado. A secretária de Governo e primeira dama de Uberlândia, Rosangela Paniago Machado, representando o prefeito Gilmar Machado, que também é o presidente da Amvap, destacou que a reunião ficou marcada por profissionalizar as discussões, na medida em que foram definidos vários estudos para que a questão da RMTMAP torne mais profunda e de um potencial científico muito maior, para que toda região possa conhecer o trabalho das cinco entidades microrregionais e que a médio, longo prazo se concretize a Região Metropolitana.

Em seguida, ela ressaltou a visão dos prefeitos Gilmar Machado e Paulo Piau de convidar as associações do Baixo Vale do Rio Grande, Alto Paranaíba e Planalto de Araxá para integrarem o processo, tanto se a conclusão seja por Região Metropolitana quanto por uma RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico). “Quando uma região se une a tendência do desenvolvimento é ser para todos. Acreditamos que será o melhor para a região. É lógico que é uma discussão que depende de votações, estudos e levantamentos técnicos”, diz.

Foto: Enerson Cleiton



A Comissão Especial para análise e estudo da viabilidade da criação da Região Metropolitana esteve presente e deu sua contribuição em vários aspectos. É composta, por Uberaba, pelo chefe de Gabinete Fernando Hueb, pelo Assessor Especial de Projetos Estratégicos, Toninho Oliveira e pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Alves Fernandes. Eles também compõem a Comissão Especial de análise e estudo para implantação do Aeroporto Internacional do Triângulo Mineiro. Uberlândia, nos dois assuntos, tem como representantes os secretários municipais Paulo Romes Junqueira (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Rosângela Paniago (Governo) e Stoessel Luiz Vinhas Ribeiro (Gestão Estratégica, Ciências e Tecnologia).

“A mesa formada por membros das cinco associações microrregionais contagiou a todos nós, o que nos anima e fortalece a prosseguirmos nas discussões de problemas comuns e busca de soluções compartilhadas”, pontuou Toninho Oliveira.

O prefeito de Pedrinópolis, Fausto Ferreira da Silva, disse que saia da reunião com “uma impressão muito boa”. Citou para sua avaliação, o aprofundamento do tema RMTMAP nas questões técnicas. “Na área política, a regionalização vai ser muito boa, em especial para os pequenos municípios, como é o nosso caso”, finalizou. Também participaram da reunião Maurício Cassimiro e Cláudia Coutinho (Prefeitura de Uberlândia), Mariele Rodrigues e Alexandre Paiva (Amvap), Pedro Borges (Prefeitura de Frutal/Amvarig), João Natal Bernardes (Ampla) e Antônio César e Júlio Macedo (Amapar). 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar