WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

13/05/2013 - Criação da Agência de Desenvolvimento Regional é consenso entre lideranças da AMVALE e AMVAP

Para as autoridades presentes está consolidada a integração regional, na união de Paulo Piau e Gilmar Machado

O segundo tópico da reunião, foi sobre a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. O prefeito e presidente da Amvap, Gilmar Machado, disse considerar importante a participação da iniciativa privada para reforçar o encaminhamento da proposta. Pontuou como ponto fundamental a instalação da Agência de Desenvolvimento Regional, através da qual, os gestores da RMTM serão orientados para o trabalho de atração de investimentos. A Amvap, bem como a Amvale, estão abertas e com suas estruturas à disposição das ações focalizadas na Região Metropolitana. “Está fechado nosso acordo”, assegurou o chefe do executivo uberlandense, com o apoio de Paulo Piau.

O secretário Narcio Rodrigues comunicou seu irrestrito apoio à RMTM e seu entusiasmo pelo momento regional vivido pelo Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. O resultado, conforme se posicionou, “será um salto de qualidade de vida para toda população. “Com uma visão macro e apresentação de projetos bons não faltam recursos para investimentos em políticas públicas”, diz.

Ele também ressaltou que as cidades maiores tem responsabilidade com as pequenas e que Piau e Gilmar estavam de parabéns pelo trabalho. “Estes dois prefeitos, com esta atitude republicana, merecem reconhecimento. Temos que pensar que quem é prefeito de Uberaba, é governador de Vale do Rio Grande e quem é prefeito de Uberlândia, é governador do Vale do Rio Paranaíba, e devem pensar regionalmente. Esta dupla vai virar o jogo e estaremos juntos”, garantiu.

Para o deputado federal Marcos Montes, as ações são motivo de comemoração, ao colocar os prefeitos das duas principais cidades da RMTM como “duas pessoas que visam o coletivo e não a individualidade, além de serem dois grandes homens públicos e vencedores nos exercícios de funções no Executivo e no Legislativo”. Também o deputado federal Aelton Freitas anunciou seu apoio à iniciativa, ressaltando a convergência de pensamento
dos prefeitos Paulo Piau e Gilmar Machado. “É preciso trazer o apoio efetivo dos governos Estadual e Federal”, pontuou o deputado estadual Adelmo Carneiro.

Junta de Conciliação – Ainda na reunião, o presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), Manoel Rodrigues Neto, por outro lado, apresentou aos prefeitos os resultados positivos da “Junta de Conciliação”, em Uberaba, através do PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual). O PACE tem como finalidade principal compor os interesses em conflito, mediante acordo, por intermédio da realização de sessões/audiências de conciliação. O dirigente empresarial se colocou à disposição para demonstrar, in loco, o PACE nas prefeituras interessadas.

Saneamento básico - No fechamento da programação, o engenheiro e consultor Carlos Messias Pimenta, diretor da Terra Ambiental – Assessoria Ambiental, Jurídica e Técnica,  apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico / Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A empresa foi a vencedora de concorrência aberta pela Amvale e vai elaborar os planos de nove municípios associados à entidade: Água Comprida, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Campo Florido, Planura, Pirajuba, Comendador Gomes e Veríssimo. Para tanto foi criada comissão de três prefeitos para acompanhar todo processo: Rui Gomes Nogueira Ramos (Pirajuba), Celson Pires de Oliveira (Conceição das Alagoas) e Ademir Ferreira de Mello (Campo Florido).

O Plano é um dos instrumentos da política de saneamento básico dos municípios. “É um direito do cidadão e um dever do Estado”, disse Carlos Messias Pimenta, ao detalhar todas as atividades a serem cumpridas até a finalização das mesmas. “Para cada R$ 1 aplicado do saneamento economiza-se R$ 4 na saúde”, expôs. Disse que, juntos, os municípios contratantes compreendem uma população total da ordem de 100 mil habitantes. Ele informou que serão realizadas, em todas as cidades, audiências e conferências, abertas às populações. “O plano é para 20 anos, com revisões de quatro em quatro anos. A Amvale vai nos apoiar em todas as atividades a serem desenvolvidas”, concluiu.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar