WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

29/04/2013 - Anfiteatro lotado de jovens para comemoração dos aniversários FETI CEJU e Probem

Anfiteatro do Centro Administrativo esteve lotado na última quinta-feira (25) para o evento em comemoração aos aniversários da Fundação de Ensino Técnico e Intensivo “Renê Berman” – FETI, do Departamento Educacional da Juventude– CEJU e do Departamento do Bem Estar do Menor – PROBEM. Durante o evento foi realizado uma palestra com o Secretário de Saúde Fahim Sawam, sobre protagonismo juvenil, além de depoimentos de ex-participantes do Probem que hoje são importantes figuras políticas como vice-prefeito Almir Silva e o vereador Tony Carlos, a solenidade ainda teve muitas apresentações culturais de dança e sorteios de brindes.

Criada em 1975, a FETI completando 38 anos de história, é uma instituição que atualmente incorporou programas sociais de apoio e atendimento ao adolescente, em situação de risco de qualquer natureza, desenvolvidos pelo Departamento Educacional da Juventude (CEJU) e pelo Departamento do Bem Estar do Menor (PROBEM).  O Probem completou 19 anos e o CEJU, que tem 14 polos na cidade, 21 anos. 

Durante o evento o Prefeito Paulo Piau falou com os adolescentes sobre a importância do estudo para se conquistar boas oportunidades. Piau lembrou que Uberaba e região estão ricamente contempladas por faculdades e universidades de qualidade e que hoje só não conquista um ensino superior quem não quer. Durante seu discurso Piau informou aos jovens sobre os projetos que estão sendo definidos nessa administração como a parceria com a Petrobrás, que é a maior empresa brasileira e uma das maiores do mundo. “A Petrobrás está vindo para Uberaba e eles disseram que precisam de gente com formação e conhecimento técnico para trabalhar, portanto se eu pudesse fazer um pedido a vocês, eu diria para vocês não deixem de estudar, não deixem de buscar uma formação profissional”, pediu Piau.

O diretor da FETI, Lourival dos Santos ressaltou a quanto todas as instituições são importantes para a formação de jovens e adultos da cidade, “Temos em torno de 2.500 jovens e adultos que se formam nestas instituições por ano e é um trabalho fundamental que proporciona renda e auxilia na formação de uma sociedade justa e mais humana”, destacou Lourival que ainda adiantou que está trabalhando para que aumentar o número de jovens atendidos pelos programas. 

Em seu depoimento como ex-participante do Cobem, que hoje é o Probem, o vice-prefeito Almir Silva falou que o que o direcionou na vida, foi à participação no programa. “Se hoje eu sou alguém é porque eu passei pelo Cobem. Aquela casa me ensinou a ter uma coisa muito importante que é ter disciplina, foi através dela dos conhecimentos que me foi passado que eu conquistei meus objetivos. Eu estou participando da construção da história de Uberaba e jamais vou esquecer que isso começou no Cobem”, expressou Almir.

 Fahim em seu recado aos jovens, falou sobre a importância de trabalhar com a prevenção, “O jovem tem que entender que as decisões que eles tomam na vida podem ter consequências irreversíveis e essas consequências tiram a opção deles de serem atores centrais de suas próprias histórias, daí eles deixam de ser protagonista”.

Tony Carlos lembrou aos jovens que são eles que vão desfrutar das ações que serão realizadas durante esse governo, e reforçou que, “Graças ao Probem, que me deu a oportunidade de um ensino profissionalizante, consegui chegar onde estou e me tornei empresário, político atuante e dono de uma empresa de rádio. Acreditem em si mesmos, porque quando eu estiver de cabelos brancos quero que o prefeito de Uberaba tenha participado do Probem”.

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar