WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/04/2013 - Petrobras, PMU e SEBRAE dão início a projeto para capacitar empresas

Foi apresentado ontem (25), o programa de Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás da Região de Uberaba. A abertura do evento foi feita pelo Prefeito de Uberaba, Paulo Piau e pelo Gerente do Sebrae, da Região do Triângulo, Marden Márcio Magalhães. Piau destacou a importância de capacitar às empresas uberabenses para que se tornem competitivas e tenham condições de atender as demandas das grande empresas que se aportarão em Uberaba, como a fábrica de amônia da Petrobrás.

Ele lembrou que a Petrobrás é um orgulho para todos os brasileiros, sendo uma empresa de excelência e que exige de seus fornecedores a mesma qualidade. “A prefeitura está trabalhando com a Petrobras, Sebrae, ACIU, Fiemg, e todas as estruturas possíveis para auxiliar nesta capacitação, visando atender a demanda dos empresários, para que eles consigam fornecer produtos e serviços, que atendam as grandes empresas que chegarão em Uberaba, em busca de fornecedores e mão-de-obra. Queremos que os empresários de nossa cidade participem ativamente deste momento de desenvolvimento que vai gerar renda, emprego e riqueza para todos”, afirmou.

O prefeito também lembrou que a dúvida se o gasoduto será de transporte ou distribuição será sanada até meados de julho, quando a Petrobrás abrirá as propostas da licitação para construção da fábrica. Ao final do discurso o prefeito garantiu que a região tem condição de atender a demanda da Petrobrás e do Sebrae no que diz respeito a capacitação e mão-de-obra, levando-se em consideração o polo educacional existente na cidade e região, além de estruturas próprias para este fim, como a Fundação de Ensino Técnico Renê Barsam – FETI.

Ampliar – Marden Magalhães, do Sebrae, afirmou que a intenção da entidade é tornar as empresas competitivas e ampliar o horizonte. Ele explicou que a Petrobras é conhecida pela excelência em seus processos e que exige de suas contratadas o mesmo procedimento. “O Sebrae fará a sua parte e vamos criar condições para que nossas empresas se capacitem e se tornem fornecedoras da Petrobrás e, assim, de todas as empresas que vierem para Uberaba”, disse.

O presidente da FIEMG, Altamir Roso, afirmou que nunca teve dúvida sobre a vinda do projeto “da Petrobras para Uberaba, pois ele auxiliará o Brasil a se tornar o celeiro do mundo”. Ele garantiu que a entidade será parceira do Sebrae no projeto, “no sentido de criar grandes oportunidades para os uberabenses e, para isso, precisamos treinar e dar condições de trabalho”.

O Gerente Geral da Gestão de Projetos da Petrobras, Paulo Roberto Barreiros Neves, falou dos projetos da empresa para o Brasil e explicou que o projeto de Uberaba está em fase de licitação, no sentido de buscar o melhor custo. A perspectiva segundo ele, é que o projeto tenha início no 3º trimestre do ano, com previsão de entrega em novembro de 2016.

Cadeia Produtiva – De acordo com o gerente geral, a Petrobras irá contratar um consórcio de grandes empresas para executar a obra “e elas vão precisar de fornecedores locais e da região”. Ele disse ainda que o programa vai dar condições para essas empresas serem fornecedoras, tanto no momento de construção da fábrica, quanto no seu funcionamento. “No programa vocês vão entender quais as medidas e ações para se tornarem fornecedores deste empreendimento”.

Gustavo Reis Melo, Coordenador da Unidade e Atendimento Coletivo da Indústria do Sebrae Nacional, garantiu aos mais de 220 empresários presentes, bem como ao prefeito e secretários, que a entidade tem expertise para capacitar a empresa, visto que este não é o primeiro convênio com a Petrobras. “Vamos capacitar e preparar vocês para que possam atender os requisitos. Este projeto aumentará postos de trabalho e temos que capacitar mão-de-obra. Não se preocupem com investimento, nós temos recursos para serem utilizados neste trabalho de capacitação, tanto do Sebrae quanto da Petrobras, inclusive se existir trabalhos de inovação tecnológica, também poderemos utilizar os recursos disponíveis”, explicou.

Treinamento - Ainda de acordo com Melo, o Sebrae fará o diagnóstico para levantar a demanda, traduzindo para que a empresa entendam o que poderá fazer, criando rede empresariais de parceria, identificando necessidades, garantindo capacitação. “Não vamos deixar vocês em nenhum momento sem apoio”, garantiu.

Os empresários que participaram do evento puderam preencher uma ficha do Sebrae demonstrando interesse no projeto. Quem não compareceu, poderá buscar outras informações na sede da entidade. O início do trabalho de Adensamento da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás na Região de Uberaba será dia 07 de maio.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar