WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

15/04/2013 - Desenvolvimento Econômico divulga novas frentes de trabalho

Pronunciamento foi feito durante reunião para otimizar o trabalho do PRONATEC

 A secretaria de Desenvolvimento Econômico se reuniu com representante da indústria, comércio e serviço para apresentar e discutir o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, que é um programa do governo federal que visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica oferecendo ao mercado mão de obra capacitada. A ideia foi divulgar o programa e levantar junto às empresas quais são as principais carências de mão de obra, feito isso, a demanda foi passada para os ofertantes de cursos profissionalizantes da cidade como SENAI e SENAC.

“Uberaba é uma cidade carente em mãe de obra qualificada e precisa capacitar muitas pessoas a nível técnico”, destaca a Assessora em Comércio Exterior, Anne Roy que, junto com a gestora do Parque Tecnológico Raquel Resende, explanaram sobre as três frentes de trabalho que irão nortear os projetos da secretaria daqui para frente. O secretario de planejamento José Renato enfatizou que “Queremos transformar a secretaria de desenvolvimento econômico em um forte agente de apoio e desenvolvimento da economia local e a presença dessas entidades, sindicatos e empresários, demonstra a linha de conduta da secretaria que é de trabalhar em conjunto”.

A primeira frente de atuação apresentada é a Uberaba Empreendedora, que tem como foco o fortalecimento da economia local. Essa frente engloba: a retomada de agentes de micro créditos; a capacitação de mão de obra em parceria com o Sistema S (SENAI, SENAC,...); leis de incentivos; Distritos Industriais; realização de eventos e feiras; abertura do canal de comunicação, falecom.sedec@uberaba.mg.gov.br; desenvolvimento do programa minha primeira empresa; criação de catálogos de empresas locais; e um portal para divulgar eventos e atividades dos agentes locais de desenvolvimento.

A segunda frente de trabalho é o Uberaba Sem fronteiras que tem o objetivo de promover a abertura de mercados nacionais e internacionais visando trabalhar uma cidade globalizada e aberta, ajudando o empresário local a exportar e atrair novos empreendimentos. Essa frente cuidará de assuntos como: implantação da ZPE; programas de capacitação, visando treinar e ensinar o empresário de Uberaba a exportar; melhorias na lei de incentivos, relacionadas à vinda de novos empresários; e a criação de uma revista institucional que divulga Uberaba para os investidores.

A terceira frente de trabalho é a Inova Uberaba, que serão um conjunto de ações e projetos com objetivo de transformar Uberaba em uma cidade tecnológica, moderna, mostrando para o mercado que ela é uma cidade que pensa que tem universidade, pesquisa e desenvolvimento. Essa frente engloba: a retomada do parque tecnológico; a criação de um fundo de ciência e tecnologia; a proposta de criação de uma lei municipal de inovação; a criação de um portal da inovação, com um calendário de eventos relacionados à ciência e tecnologia; a criação de uma rede de ciência e tecnologia; apoio à incubadoras de empresa de base tecnológica; e criação do prêmio Inova Uberaba, destinado a empresários que investem em inovação. Raquel enfatiza que “A frente de atuação que é o programa inova Uberaba é um conjunto de ações e projetos que visam transformar Uberaba em uma cidade tecnológica, desde a retomada do parque tecnológico até a criação de um fundo de ciência e tecnologia, proposição de lei municipal de inovação do incentivo e divulgação dos recursos que existem hoje para desenvolvimento de novos produtos processos e melhorias de serviços, enfim levar a inovação a indústria e a empresa de Uberaba.”

“Apresentamos as ferramentas que iremos utilizar para a formação desse tripé, que é muito importante para o desenvolvimento de uma cidade moderna, dinâmica, aberta, globalizada e tecnológica”, explica Anne. Jose Renato enfatizou a importância dessa aproximação da secretaria com os empresários de Uberaba. “Para o sucesso desse programa a participação e o envolvimento de todas as entidades é fundamental. Varias ações já foram implementadas e outras estão em planejamento com a nossa equipe”, destaca. O secretario ainda ressaltou que a pasta está avançando, “Primeiro foi planejado o projeto para 100 dias, agora estamos mostrando o que será feito daqui para frente buscando trabalhar junto com os setores que crescerão com o desenvolvimento da cidade. Tudo será um trabalho de construção conjunta da prefeitura, parceiros e diversos segmentos. Queremos intensificar cada dia mais essas reuniões e formar um relacionamento mais estreito porque é importante escutar, trocar idéias e ouvir sugestões em tudo que envolve desenvolvimento”, reforçou José Renato.

Durante a reunião estiveram presentes representantes da ACIU, CDL, IFTM, SENAC, SENAI e diversos sindicatos como o de mármore, das panificadoras, de calçados e vestuários, mecânica, e gráfica. Ao se pronunciarem, os dirigentes afirmaram estar satisfeitos com a nova postura da secretaria de fazer essa aproximação e trazer ao dialoga as idéias para a construção desse governo que, afinal de contas, é pensado para a população e consequentemente para eles. José Renato finaliza reforçando que “Uberaba é uma cidade que tem órgãos e entidades fortes e atuantes e a secretaria quer a inteligência deles dentro do governo. Ninguém quer fazer nada sozinho. Todas às ações da secretaria, o que ela pensa, o que propõem, vai ser sempre discutido, planejado e compartilhado com todos”.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar