WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

21/12/2012 - Petrobras abrirá nova licitação da planta de amônia de Uberaba até março

A Petrobras abrirá o novo processo de licitação para a construção da fábrica da planta de amônia em Uberaba até março, com a publicação do edital. A revelação foi feita pelo diretor de energia e gás da Petrobras, José Alcides Santoro, durante reunião com o presidente da Vale Fertilizantes, Roger Downey e com o coordenador geral de Petróleo e Gás do Ministério do Planejamento, Felipe Luiz Marques, representando o coordenador nacional do PAC, uberabense Maurício Muniz, nesta quinta-feira (dia 20), no Rio de Janeiro.

Articulador da reunião entre a Petrobras e a Vale Fertilizantes, a pedido de José Alcides Santoro, o prefeito Anderson Adauto declarou que o encontro entre as duas empresas foi importante para a compatibilização de interesses. A Vale Fertilizantes demonstrou seu interesse, como maior cliente da planta da amônia de Uberaba, na viabilização do empreendimento. A Petrobras reafirmou o compromisso da presidenta Dilma Rousseff e da presidenta da Petrobras, Graça Foster, de que a implantação da unidade de Uberaba é prioridade da estatal.

“Somos testemunhas oculares das decisões tomadas nesta reunião quando se anunciou a abertura da nova licitação das obras da planta de amônia de Uberaba até março. A licitação anterior só não foi concluída em função do valor apresentado. O projeto está passando por revisões, com a colocação de novos parâmetros de economicidade, para chegar ao preço real estipulado pela Petrobras”, explicou Anderson.

Segundo ele, um grupo de trabalho foi formado no encontro entre as duas empresas, para a discussão de questões tributárias. Hoje, os insumos importados e utilizados na fabricação de fertilizantes são isentos de impostos, enquanto que os produzidos nacionalmente são tributados. O objetivo é a revisão dessas alíquotas.

Entre o fim de fevereiro e início de março, ficou acertada nova rodada de negociações entre a Petrobras e a Vale Fertilizantes, desta vez em Uberaba, para avaliação das ações traçadas.

Presente na reunião, o integrante do G9 e secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, afirmou ter a certeza que a implantação da planta de amônia em Uberaba é certa, não existindo mais hipóteses que coloquem em dúvida o projeto. “Como representante classista e uberabense, vejo que a fábrica da Petrobras é irreversível”, completou ele.

Também presente ao encontro a convite do prefeito, o vice-presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, Orlando Geraldo da Silva, concluiu que a reunião foi altamente positiva, com afirmações que a fábrica sairá. “Foi muito bom ter participado da reunião e ver que o empreendimento está sendo levado com a seriedade que exige, em função de sua complexidade. Gostaríamos que mais entidades estivessem presentes, mas o saldo foi muito bom”, observou o novo dirigente da CDL.

Ainda participaram da audiência, o gerente geral de Fertilizantes da Petrobras, Edmir Bittencourt Souza, e o diretor da Vale, Carlos Anísio Rocha Figueiredo.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar