WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

18/06/2012 - Presidente Dilma aprova criação da ZPE de Uberaba

Presidente Dilma aprova criação da ZPE de Uberaba Presidente Dilma aprova criação da ZPE de Uberaba Presidente Dilma aprova criação da ZPE de Uberaba

O prefeito Anderson Adauto anunciou, nesta segunda-feira (dia 18), a criação da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba (ZPE), com a publicação de decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff no Diário Oficial da União (DOU). Segundo ele, esse era o último ato burocrático para a implantação da unidade.

Anderson lembrou que o trabalho de criação da ZPE foi iniciado há quatro anos atrás e destacou o apoio do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, ao projeto de Uberaba, pedindo que os agradecimentos fossem levados a ele pelo deputado estadual Adelmo Carneiro.

O chefe do Executivo salientou que a ZPE de Uberaba é a única autorizada para a região Centro-Sul do Brasil e será um novo divisor na economia local e regional no que tange a exportação. “Isto se dá justamente no momento em que o município recebe a implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras e o gasoduto, matriz energética atrativa fundamental para a atração dos mais diversos investimentos”, observou Anderson.

AA informou que negociações têm sido desenvolvidas com empresas importantes, como a Vale, para que a ZPE se consolide em curto espaço de tempo. Seu presidente, o uberabense Murilo Ferreira se colocou à disposição de Uberaba para a atração de empresas no Brasil e no exterior, após tomar conhecimento da implantação da Zona de Processamento de Exportação no município. Com isso, todas as informações sobre Uberaba passarão a integrar o portfólio da Vale nos contatos no Brasil e no exterior.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, explicou que o próximo passo do projeto será a criação de empresa privada para administrar o condomínio industrial. Haverá a licitação da cessão onerosa da ZPE – a ser composta por um consórcio de empresas privadas. O complexo terá inicialmente aporte pelo consórcio privado de R$10 milhões para obras de infraestrutura. O recurso será aplicado em um quarto da área a ser ocupada na primeira fase de estruturação. No perímetro serão instalados balanças, portões, ruas e avenidas, entre outros.

O deputado estadual Adelmo Carneiro afirmou que as ações conjuntas dos governos federal e municipal não param de dar resultados, sendo a ZPE fruto desta parceria. Ele declarou ser testemunha do trabalho do prefeito e do secretário Assis, sem alardes, para que Uberaba hoje pudesse estar comemorando essa conquista que marca sua história.

O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIU), Manoel Rodrigues Neto, colocou a entidade a disposição da Prefeitura para a atração das empresas que irão para a ZPE. Já o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra, declarou o apoio do Poder Legislativo às ações que possam ajudar na concretização do projeto.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar