WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

05/09/2011 - Feti atende internas do Imad com curso de qualificação

Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. René Barsam” realiza curso de Auxiliar de Serviços Domésticos, as terças e quintas, das 8 às 10h. Turma é composta por internas do Instituto Municipal sobre Drogas (Imad).

Segundo a diretora executiva da Feti, Cristina Paranhos, o curso é uma maneira de ressocializar e oferecer oportunidades para as mulheres que são internas no Imad. O objetivo é que essas pessoas tenham seus direitos preservados e possam obter um trabalho digno quando estiverem fora da casa de proteção.

No primeiro módulo, a nutricionista Cecília Maria Alckmin ministra aulas sobre cozinha. São enfocados preparo básico de alimentos, cuidados durante a preparação para evitar doenças transmitidas por alimentos e água, temperaturas de manutenção, armazenamento de alimentos refrigerados e gêneros não-perecíveis e congelamento de gêneros perecíveis. Instrutor do Senac discorrerá ainda sobre etiqueta a mesa (montagem e serviço), etiqueta pessoal e profissional.

Como temas de apoio, a assistente social Maria Aparecida Ferreira falará sobre relações interpessoais, autoestima e apresentação pessoal. Já a professora Paula Regina Rocha abordará postura e ética profissional, atendimento de telefone e porta.

O módulo II abordará atividades de lavadeira e passadeira. A empresária Márcia Ângela dos Reis Dahas palestrará sobre os métodos e critérios de passação de roupas e de lavação, uso correto de produtos e equipamentos, conhecimento dos símbolos das etiquetas de roupas e outros. Divina Pereira, da Feti, falará sobre organização de armários, categorização, roupas por cabine, dobras de prateleira, gavetas e rouparia. Já prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros serão os temas de apoio.

No módulo III, denominado diarista e mensalista, técnico do setor vai falar sobre limpeza de móveis, paredes, vidros, janelas, mármores, granito, tapetes, carpetes, estofados e cortinas. Abordará ainda regras para organizar os utensílios e louçaria, como guardar alimentos na geladeira e dispensa e como fazer a separação para a reciclagem e diferenciar o que é fazer a manutenção básica e faxina de cada ambiente da residência e método, utensílios e produtos que devem ser utilizados para limpeza do banheiro, cozinha, quartos, salas, escritórios, lavanderia e área externa da casa. Direitos e deveres do empregado doméstico será o tema proferido pela advogada Kallyene de Faria.

No módulo IV, voltado para babás, coordenadora de creche enfocará higiene do vestuário da criança, alimentação e higiene dos alimentos, importância das brincadeiras e brinquedos e uso do check-list. Daniel Fuchs, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, vai palestrar sobre consumo consciente e reciclagem do lixo e coleta seletiva, enquanto que Cláudia Cristina Moraes, do Sindicato dos Servidores Municipais, discorrerá sobre ergonomia no trabalho.

 

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar