WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

29/08/2011 - Feti oferece novo curso para domésticos

A Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. René Barsam” (Feti) inicia, nesta terça-feira (dia 30), curso de Auxiliar de Serviços Domésticos, com 25 vagas, em sua sede, na rua Equador, bairro Fabrício. Outro já acontece na Escola Estadual Henrique Krugger, no conjunto Alfredo Freire.

Segundo a diretora executiva Cristina Paranhos, a intenção é formatar novos cursos, a partir de parcerias, em vários pólos pela cidade, facilitando o acesso dos interessados.

No primeiro módulo, a nutricionista Cecília Maria Alckmin ministrará aulas sobre cozinha. Serão enfocados preparo básico de alimentos, cuidados durante a preparação para evitar doenças transmitidas por alimentos e água, temperaturas de manutenção, armazenamento de alimentos refrigerados e gêneros não-perecíveis e congelamento de gêneros perecíveis. Instrutor do Senac discorrerá ainda sobre etiqueta a mesa (montagem e serviço), etiqueta pessoal e profissional.

Como temas de apoio, a assistente social Maria Aparecida Ferreira falará sobre relações interpessoais, autoestima e apresentação pessoal. Já a professora Paula Regina Rocha abordará postura e ética profissional, atendimento de telefone e porta.

O módulo II abordará atividades de lavadeira e passadeira. A empresária Márcia Ângela dos Reis Dahas palestrará sobre os métodos e critérios de passação de roupas e de lavação, uso correto de produtos e equipamentos, conhecimento dos símbolos das etiquetas de roupas e outros. Divina Pereira, da Feti, falará sobre organização de armários, categorização, roupas por cabine, dobras de prateleira, gavetas e rouparia. Já prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros serão os temas de apoio.

No módulo III, denominado diarista e mensalista, técnico do setor vai falar sobre limpeza de móveis, paredes, vidros, janelas, mármores, granito, tapetes, carpetes, estofados e cortinas. Abordará ainda regras para organizar os utensílios e louçaria, como guardar alimentos na geladeira e dispensa e como fazer a separação para a reciclagem e diferenciar o que é fazer a manutenção básica e faxina de cada ambiente da residência e método, utensílios e produtos que devem ser utilizados para limpeza do banheiro, cozinha, quartos, salas, escritórios, lavanderia e área externa da casa. Direitos e deveres do empregado doméstico será o tema proferido pela advogada Kallyene de Faria.

No módulo IV, voltado para babás, coordenadora de creche enfocará higiene do vestuário da criança, alimentação e higiene dos alimentos, importância das brincadeiras e brinquedos e uso do check-list. Daniel Fuchs, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, vai palestrar sobre consumo consciente e reciclagem do lixo e coleta seletiva, enquanto que Cláudia Cristina Moraes, do Sindicato dos Servidores Municipais, discorrerá sobre ergonomia no trabalho.

O curso acontecerá duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras, das 8 às 10 horas.
 

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar