WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

13/08/2009 - Prefeito e secretários visitam a INPA

Prefeito e secretários visitam a INPA Prefeito e secretários visitam a INPA Prefeito e secretários visitam a INPA

Prefeito Municipal Anderson Adauto juntamente com os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Franco, e Meio Ambiente, José Luiz Barbieri, estiveram nesta quinta-feira, dia 13, visitando as obras da Inpa Embalagens, que já está em fase de instalação de máquinas e equipamentos. Segundo Romeu Abrão Pereira, gerente geral da Unidade Uberaba, a previsão é que em janeiro a empresa comece a funcionar. Até o momento, a indústria está com 28 mil m² construídos e chegará a 35 mil m².

Para isso, cerca de R$ 80 milhões estão sendo investidos e a perspectiva é que no prazo de 5 a 10 anos duplique-se a capacidade produtiva inicial de 4.500 toneladas/mês. Serão gerados cerca de 600 empregos diretos, que devem ser duplicados no prazo de quatro anos. Já as contratações indiretas giram em torno de três mil. “Inicialmente vamos fazer contratações de mão de obra específica, prioritariamente de Uberaba.

Aqui no município os trabalhadores serão instruídos e treinados em Pirapetinga, sede da empresa”, pontua o gerente. O prefeito Anderson Adauto ressaltou a importância da Inpa em um contexto geral de desenvolvimento do município, uma vez que passa a ser uma referência. “Uma cidade que tem uma fábrica de caixas, de embalagem, isso acaba ajudando porque é barateamento de custos, para outras empresas que estão próximas desta fábrica. Independente do número de empregos que ela gera, tem uma importância estratégica para a cidade de Uberaba”, acrescentou Adauto, lembrando que acima de tudo, um grande diferencial é ser uma empresa ecologicamente correta.

Para ter sua capacidade produtiva em total funcionamento serão necessárias 200 toneladas de papel reciclado/dia e na busca desta matéria prima serão trabalhados um raio de 150 a 200 km do entorno de Uberaba no quesito coleta seletiva. “Abre-se um mercado de extrema importância. Primeiro vamos nos estruturar. Podemos triplicar a coleta seletiva em nossa cidade, até porque a indústria está aqui e precisamos dar o exemplo. Mas, a nossa Secretaria de Governo irá fazer um trabalho junto aos prefeitos da região para que essa realidade aconteça neste raio de 200 km e não falte o material necessário para a produção da empresa”, fechou Adauto.

Para os presidentes das cooperativas de catadores da cidade, que também estiveram presentes na visita, as opiniões são unânimes e a vinda da Inpa é motivo de comemoração. “Vamos poder dobrar o número de catadores da nossa cooperativa”, explica Antônio Marcos, presidente da Cooperu. “Modifica tudo com a Inpa, principalmente na questão das vendas e comercialização, com isso teremos que ampliar o trabalho de coleta seletiva e o quadro de trabalhadores”, fechou Sebastião Francisco de Freitas, presidente da Cáritas.

Participaram também da visita o presidente da Associação dos Distritos Industriais I e II, Nabi Francisco Golveia, o presidente da CDL, Faker Azor Fakhouri e os vereadores Cléber Humberto Ramos, Luiz Dutra, Tony Carlos e José Severino.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar