WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

10/11/2010 - Técnicos do Ministério da Pesca se reúnem com secretários e discutem investimento

Técnicos do Ministério da Pesca se reúnem com secretários e discutem investimento

Técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura visitaram Uberaba na manhã desta quarta-feira (dia 10). Os representantes da Superintendência Federal em Minas, Lucas Rocha Carneiro e Renato Silva Cardoso, estiveram reunidos com os secretários municipais João Franco (Desenvolvimento Econômico) e José Humberto Guimarães (Agricultura).

Os técnicos vieram a Uberaba conhecer o projeto Cipar - Centro Integrado da Pesca Artesanal, apoiado pela superintendência e que vai dispor de unidade de abate e frigorífico.

Eles conheceram a planta, o projeto de custos que, inicialmente, para a edificação prevê em torno de R$ 5,5 milhões para 10 toneladas/dia de pescado, bem como o local de instalação, no Distrito Industrial IV, próximo ao IF Triângulo.

O projeto foi elaborado pela Prefeitura atendendo todas as exigências e se encontra em análise no Ministério. A expectativa é de que no começo do próximo ano os recursos para o projeto sejam deferidos.

Além disto, os representantes do Ministério também trataram com os secretários sobre a realização de evento no final do mês de abril de 2011 reunindo interessados da cadeia de produção de pescados. A idéia não é discutir técnicas de produção, mas desburocratização e buscar novos empreendedores.

Na pauta deverão constar questões que estão de alguma forma inibindo a produção formalizada, o licenciamento ambiental do espaço utilizado para a produção, a reivindicação de áreas e parque aquícolas, o crédito/financiamento bancário por parte dos bancos sociais, especialmente o Banco do Brasil, para empreendedores interessados em instalar baterias de tanques redes e custear esta atividade, revitalização de tanques escavados no município já que existem muitos, mas estão em desuso até por falta do abatedouro frigorífico.

O evento deverá tratar também do uso da água das represas/lagos para os diversos fins, quais sejam a produção de pescado, a irrigação e utilização do espaço para o turismo de lazer.

Na opinião dos secretários José Humberto e João Franco é muito possível aliar produção e turismo com estabelecimento de plano diretor envolvendo vários municípios da região.

Segundo eles, de maneira informal há algumas dezenas de produtores utilizando tanques redes para produzir especialmente tilápia, mas esta produção não tem regularidade diante da inexistência do abatedouro e frigorífico para processamento da matéria–prima.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar