WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/05/2010 - Iniciada a quarta etapa da campanha de vacinação contra a Gripe A

O grupo prioritário de 30 a 39 anos deve procurar uma unidade de saúde para receber a dose da vacina até o dia 21 de maio

Quarta etapa da campanha de vacinação conta a Influenza A (H1N1) começou nesta segunda-feira (10) e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 46 mil pessoas, da faixa etária de 30 a 39 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2009, este grupo prioritário apresentou uma quantidade significativa de mortes causadas pelo vírus da gripe suína, sendo 22% do total de 2.051 óbitos registrados.

Na entrevista coletiva desta segunda-feira, realizada na SMS, o Secretário de Saúde, Valdemar Hial, admitiu problemas de comunicação entre governo e município, em relação às propagandas veiculadas pelo Ministério da Saúde na mídia nacional, sobre o Dia “D” da campanha de vacinação, realizado no dia 07 de maio.

Segundo o secretário, Uberaba atingiu as metas dos seguintes grupos prioritários da campanha contra a Influenza A (H1N1): profissionais da área de saúde, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas. “No sábado, estávamos vacinando apenas as pessoas acima de 60 anos contra a gripe sazonal e aqueles idosos que apresentavam alguma doença crônica contra a Gripe A. Mas o nosso desejo era imunizar toda a população de Uberaba”, ressalta Valdemar Hial.

Atualmente a SMS está vacinando os idosos acima de 60 anos que são portadores de alguma doença crônica, a população de 30 a 39 anos, crianças que necessitam da segunda dose e as mulheres que ficarem grávidas durante a campanha. De acordo com a Referencia Técnica da H1N1, a infectologista Danielle Borges Maciel, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para os idosos, que é de 7.162 doses, foi atingida no Dia “D”. “No sábado, a campanha foi eficiente, pois atingimos a meta da Influenza A (H1N1). Em relação à gripe sazonal, a expectativa é imunizar 35 mil pessoas acima de 60 anos”, destaca.

A doutora lembrou também, que em relação a outros municípios, Uberaba tem uma aceitação muito boa por parte da população. “O Ministério da Saúde estipulou que seriam vacinados 138 mil pessoas. Nós já temos 95 mil habitantes imunizados. É um número muito satisfatório, pois ainda temos mais duas faixas para serem atingidas”, avalia Danielle. 

Casos - Neste ano foram registradas 10 notificações da doença, porém 07 foram descartadas. Deste total, um caso corresponde à morte de um adolescente de 14 anos, que também foi descartado. A SMS aguarda o resultado de duas coletas. “Vale lembrar que as pessoas devem ter hábitos regulares de higiene, como lavar as mãos, e os devidos cuidados básicos para evitar a contaminação pelo vírus da Gripe A”, ressalta Danielle.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar