WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Zoonoses

20/01/2009 - Reunião entre secretarias mobiliza mutirão contra dengue

Representantes de várias secretarias estiveram com o prefeito em exercício Paulo Mesquita, para discutir e analisar detalhes para o mutirão contra a dengue, durante reunião realizada na Secretaria de Saúde, na tarde desta segunda-feira (19). Na oportunidade foram analisados e mostrados os resultados dos trabalhos desenvolvidos em 2006, quando se tornou necessária medidas emergenciais contra a dengue na cidade. Também participaram do encontro os secretários Valdemar Hial (Saúde) e José Eduardo Rodrigues da Cunha (Infraestrutura), e ainda o subsecretário da Settrans, Ricardo Sarmento, subchefe de Gabinete, Otoniel Sobrinho, e técnicos das secretarias envolvidas no trabalho.

Dr. Paulo Mesquita enfatizou a necessidade de divulgação através dos diversos meios de comunicação sobre a prevenção do mosquito Aedes Aegypti e definiu dengue como uma questão de educação. “Um indivíduo bem educado cuida do seu terreno, evita que se acumulem focos e sabe o que deve ser feito. Ele conhece as fontes de contaminação.

O que temos que fazer em primeiro passo é divulgar de maneira correta. Uberaba foi tida como exemplo e não podemos decepcionar”, relatou. Na reunião o secretário de Infraestrutura opinou e expressou a importância de se ter um bom planejamento antes mesmo de ir a campo para que se desenvolva um trabalho de qualidade.

“Em um primeiro momento vamos preparar os cidadãos, informá-los do que será feito e não só pedir a colaboração, mas esclarecer que se não houver comprometimento com a causa, atitudes como multas, serão aplicadas, sim”, disse José Eduardo. Aproveitando o momento, foi apresentado aos participantes o mapa atualizado adquirido pela prefeitura através de empresa americana especializada em fotos de satélite, que será uma grande arma para desenvolver o mutirão.

O gestor da saúde, secretário Valdemar Hial, ainda colocou a questão da dengue como profilaxia e deixou claro que a ordem é correr atrás e fazer o que for necessário para que Uberaba seja uma cidade livre de contaminação do mosquito.

“O grande problema da saúde é prevenção. Não temos que pensar que a dengue está controlada. O mosquito está esperando uma oportunidade. É aí que temos que trabalhar para não acontecer. Vamos correr atrás de verbas, vamos desenvolver uma maior interação entre as secretarias”, afirmou Hial.Representantes da Settrans, também presentes na reunião, receberam o aval de Paulo Mesquita para continuar o trabalho de notificações e de distribuição de folders sobre multas para proprietários que não cuidam do seu patrimônio e assinalou que esse trabalho junto aos moradores é fundamental.

“Por mais que o dono do terreno fique com raiva de ser multado, tenho certeza que os vizinhos entendem o trabalho, que é uma forma de cuidar da saúde como um todo”, disse Mesquita.

O mutirão é um trabalho de pente-fino, mas a limpeza da cidade acontece durante todo o ano através das equipes do Centro de Controle de Zoonoses. Mas é necessário que a população se conscientize.

“Tem locais que são limpos e vinte dias depois, quando voltamos, está tudo do mesmo jeito. Se a cidade estiver suja, não tem como segurar a dengue”, exemplificou Marco Túlio Cury, diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde.

 
 
 

Outras Notícias: Zoonoses



Voltar