WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Zoonoses

15/10/2021 - Zoonoses inicia novo LIRAa nesta segunda (18)

O Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses irá realizar, a partir de segunda-feira (18), um novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). De acordo com o chefe da Seção de Controle de Endemias, Diogo Barros, serão avaliados quase 7 mil imóveis para a aplicação de um levantamento por amostragem. O trabalho deve se estender até sexta-feira (22) ou sábado (23), em caso de chuva.

Os agentes estarão devidamente uniformizados. “Pedimos para que a população abra as suas casas. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos e as equipes estarão usando máscara e álcool em gel. É fundamental que a população saiba dessa segurança para atender a nossa equipe com tranquilidade e, assim, possamos traçar o melhor caminho para combater o mosquito transmissor da dengue”, destacou Diogo.

A pesquisa ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses transmitidas pelo Aedes. Índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.

O trabalho é realizado pela equipe da Seção de Controle de Endemias e direciona as próximas atividades de combate ao mosquito, conforme os resultados identificados.

 
 
 

Outras Notícias: Zoonoses



Voltar