WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/04/2010 - Prestação de serviços e orientações marcaram as comemorações ao Dia Mundial da Saúde

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde e parceiros, realizou na quarta-feira (07), a comemoração ao Dia Mundial da Saúde, na Praça Rui Barbosa, com atividades de prestação de serviços. Durante todo o dia, os serviços mais procurados foram a vacina contra a Influenza A - H1N1- (voltados para os públicos da primeira, segunda e terceira etapa), o teste rápido (HIV) e avaliação alimentar e nutricional.

No local, foram vacinadas cerca de 500 pessoas inclusas na terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe A (pessoas de 20 a 29 anos), além das gestantes, crianças de seis meses e menores de 02 anos e doentes crônicos (exceto idosos com mais de 60 anos). Profissionais da saúde, inclusos na primeira etapa da campanha, também foram vacinados.

De acordo com a Diretora do Departamento de Atenção Especializada, Cristina Strama, o evento foi de grande valia, pois a população procurou as orientações e serviços realizados pela SMS. “Dentre os mais procurados estava a vacina contra a Influenza A H1N1. Um outro destaque que nós tivemos foi em relação ao teste rápido. A população do município está procurando pelo serviço. Notamos que todas as faixas etárias estiveram presente no stand do Centro de Testagem e Aconselhamento”, destaca a diretora.
Segundo a Gerente do CTA, Maria Clara Vasconcelos, foi muito gratificante a procura pelo exame. Durante todo o dia, foram realizados mais de 150 testes rápido. “O evento superou todas as nossas expectativas. Superou até a Campanha do Carnaval. Isso mostra que as ações do CTA estão sendo aprovadas pela população”, frisa Maria Clara. 

Na comemoração, diversas atividades e serviços prestados pela Prefeitura foram disponibilizados à população que passou pelo local, dentre elas estavam a aferição de pressão, orientações sobre saúde do trabalhador, por meio do Cerest, saúde da mulher, através do Caism, que encaminhou 44 mulheres para realizarem o exame de mamografia, e ainda sobre dengue, posse responsável de animal e outras endemias (escorpião, ratos, doença de chagas e morcegos).

O Conselho Municipal de Saúde, o Banco de Leite Humano e os profissionais dos serviços de hanseníase e tuberculose também estiveram presentes no local. “As pessoas aproveitaram a oportunidade e esclareceram as dúvidas sobre as doenças. Em relação à tuberculose, orientamos sobre o diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo diagnosticarmos a doença e iniciarmos o tratamento, a cura do paciente é mais rápida. Desde que o mesmo faça sem interrupção, por seis meses”, explicou a Referência Técnica em Tuberculose do Município, Patrícia Borges Alexandre.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar