WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/06/2009 - Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira

Dia “D” acontece no sábado, 20.

Com o slogan “Tem que vacinar, não pode vacilar” inicia-se nesta segunda-feira (15), a primeira etapa da vacinação contra a Poliomielite em Uberaba. O dia “D” acontecerá no sábado (20), mas durante toda a semana que antecede, a vacina já estará disponível à população.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de atingir 95% de vacinação em crianças de 0 a 5 anos, ou seja, 18.284, tendo em vista que a população infantil é de 19.247 no município. No ano passado, 2008, a primeira etapa foi alcançada com 20.213 vacinações, o que totaliza 103,25%. Já a segunda dose, não chegou aos 95% exigidos pelo ministério. Somente 17.402 (88,89%) se vacinaram. Este ano é obrigatório que as duas etapas sejam alcançadas.
 

A vacina oral contra a Poliomielite é considerada pela OMS, Organização Mundial de Saúde, como a única capaz de viabilizar a erradicação da paralisia infantil. A vacinação deve ser administrada indiscriminadamente em todas as crianças de 0 a 5 anos de idade. Não existe contra-indicação absoluta para aplicação da pólio oral, entretanto, deve ser evitada ou adiada nos casos de febre acima de 38ºC, diarréia, vômito, hipersensibilidade a algum componente da vacina e reação alérgica.
 

Todas as Unidades Básicas de Saúde do município farão a imunização, das 8h às 17h. Para isso, é de extrema importância que os pais levem a caderneta de vacinação das crianças.
 

Além da vacina contra a Poliomielite, também serão disponibilizadas para atualização de cartão: Tetravalente, Febre Amarela, Hepatite B, Rotavírus e Tríplice Viral.
 

O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da Poliomielite, estabelecendo assim proteção coletiva. Vale ressaltar que o último caso de isolamento viral ocorrido no Brasil aconteceu em 1989, no município de Souza, na Paraíba.

Dia D – No dia 20 de junho, sábado, será realizado o Dia Nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Além da imunização acontecer em todas as Unidades de Saúde, também serão disponibilizados postos volantes na Rodoviária, Praça Rui Barbosa e no Shopping Uberaba, das 10h às 17h.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar