WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/03/2010 - Secretaria de Saúde realiza mobilização contra a Tuberculose

Secretaria de Saúde realiza mobilização contra a Tuberculose Secretaria de Saúde realiza mobilização contra a Tuberculose

A Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (24), mais uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Controle da Tuberculose, no Calçadão da Rua Arthur Machado. De acordo com a Referência Técnica em Tuberculose do Município, Patrícia Borges Alexandre, o objetivo da mobilização foi voltado para divulgação e o alerta à população sobre os cuidados, as formas de transmissão e a busca pelo diagnóstico precoce da tuberculose. Durante o evento foram realizados aferição de pressão e orientações, além disso foram distribuídos materiais educativos e informativos da doença.

De acordo com a Referência Técnica, a comemoração no centro da cidade teve uma participação positiva da população. “Foi muito boa a presença da população. Tivemos duas pessoas que deram depoimento sobre casos da doença que ocorreram na família, e que se curaram com o tratamento. E também encaminhamos algumas pessoas para as unidades de saúde, para realizarem o exame”, destacou Patrícia.

Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a busca ativa do sintomático respiratório nas unidades de saúde e nas comunidades, por meio dos agentes do PSF. O tratamento é oferecido gratuitamente em toda rede municipal de saúde. “Lembramos que nas Unidades UBS´s e ESF´s os profissionais de saúde estão preparados para atender a população diagnosticando, tratando e acompanhando os pacientes com tuberculose”, destaca.

A mobilização é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa à sensibilização dos profissionais e da comunidade em geral para o problema da tuberculose, ou seja, busca trabalhar todos os segmentos sociais de tal forma que se possa abordar a doença em todos os seus aspectos: educativo, social, preventivo, de diagnóstico e tratamento, o que contribui para reduzir o abandono do tratamento, o aumento na detecção e cura dos casos  notificados.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar