WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/03/2010 - Secretaria de Saúde promove mobilização contra a Tuberculose

A Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Saúde, promoverá no dia 24 de março (quarta-feira), uma comemoração ao Dia Mundial de Controle da Tuberculose, no Calçadão da Rua Arthur Machado, das 8h30 às 11h30. O objetivo da mobilização consiste em divulgar e alertar a população sobre os cuidados, as formas de transmissão e a busca pelo diagnóstico precoce da doença.

De acordo com a Referência Técnica em Tuberculose do Município, Patrícia Borges D. Alexandre, durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a busca ativa do sintomático respiratório nas unidades de saúde e nas comunidades, por meio dos agentes do PSF. “A tuberculose não é doença do passado. Ela está presente em nosso meio e ainda faz muitas vítimas. A tuberculose é uma doença altamente contagiosa que pode matar. Mas ela tem cura e o remédio é de graça”, ressalta.

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) oferece tratamento gratuito aos pacientes desde o início até a cura. Além disso, ele visa também, a redução dos índices de abandono do tratamento. “Toda a população está convidada a participar conosco deste dia de mobilização contra a Tuberculose. Lembramos que nas UBS´s e ESF´s os profissionais de saúde estão preparados para atender a população diagnosticando, tratando e acompanhando os pacientes com tuberculose”, destaca.

A mobilização é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa a sensibilização dos profissionais e da comunidade em geral para o problema da tuberculose, ou seja, busca trabalhar todos os segmentos sociais de tal forma que se possa abordar a doença em todos os seus aspectos: educativo, social, preventivo, de diagnóstico e tratamento, o que contribui para reduzir o abandono do tratamento, o aumento na detecção e cura dos casos  notificados.

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão é direta e ocorre de pessoa para pessoa, onde o doente expele a bactéria ao falar, espirrar ou tossir, em pequenas gotas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Todos os portadores da doença têm acesso gratuito ao tratamento que pode ser feito por um período mínimo de seis meses diariamente e sem nenhuma interrupção.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar