WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/05/2009 - “Dia Mundial Sem Tabaco” é comemorado com tarde festiva

Organização Mundial de Saúde, OMS, preconiza como “Dia Mundial Sem Tabaco”, o próximo domingo (31). Mas, em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa “Ajudando seu Paciente a Parar de Fumar” irá comemorar a data na quarta-feira, dia 03, com uma tarde festiva na UAI, Unidade de Atenção ao Idoso.

Na oportunidade, 55 pessoas que fazem parte do programa irão receber um certificado, juntamente com uma camiseta com o slogan “Eu consegui, você também consegue”, comemorando um ano sem fumar.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Sônia Terezinha Rosa, o evento acontecerá às 14h e irá contar com diversas apresentações, entre elas, momento holístico, poesias, depoimentos de ex-fumantes e também show com a dupla Valdir e Vandeir, que irão apresentar e cantar entre várias músicas, uma em especial, de composição própria, contra o tabagismo. A tarde festiva termina com um lanche para os participantes.

Programa - Hoje em Uberaba 150 pessoas estão em tratamento contra o vício do tabaco. Para participar do programa é necessário que o interessado ligue no telefone 3322-7070, agendando horário para triagem. Após a seleção dos participantes do programa, o usuário passará por um mês de terapia e em seguida por consulta com o corpo médico do programa, que é composto por oncologista, psicólogo e pneumologista. Durante três meses, os pacientes irão fazer tratamento medicamentoso, no combate da dependência física. Vale ressaltar que os remédios são fornecidos gratuitamente através do Ministério da Saúde. Junto com os medicamentos, os pacientes continuam as terapias comportamentais, que visam à mudança de hábitos e do estilo de vida. Segundo a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Sônia Terezinha Rosa, nos quatro primeiros meses os usuários passam pelo tratamento uma vez por semana. Nos próximos quatro, de quinze em quinze dias, que é quando é considerado o fim da fase de sensação do tabagismo.

Por mais quatro meses, os pacientes continuam frequentando o programa, nos grupos de manutenção. O tratamento tem no total um ano de duração. Existem três tipos de dependência: física, psicológica e comportamental.

“Temos pacientes com uma dependência, mas tem aqueles que possuem até as três”, acrescenta Sônia.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar