WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/03/2010 - Mais de mil profissionais da área da saúde receberam a dose da vacina contra a gripe suína

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, 1.279 profissionais da área já receberam a dose da vacina contra a gripe pandêmica (Influenza A H1N1). A expectativa do Governo Federal é imunizar 2.963 profissionais do município de Uberaba até o dia 19 de março (sexta-feira), data que finaliza a primeira etapa da campanha.

A campanha prevê a imunização de 100% dos trabalhadores que atuam na Atenção Básica de Saúde e Programa de Estratégia da Saúde da Família. Para atingir todos os trabalhadores da rede de saúde de Uberaba, o Departamento explicou que nesta primeira etapa, a SMS conta com parceiros em outras instituições e hospitais de referência, onde os profissionais que tem curso de sala de vacina estão imunizando os trabalhadores, correspondente ao público da campanha.

Dentre estes profissionais estão médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistente social, dentistas, psicólogos, agentes comunitários, farmacêuticos, fisioterapeutas, recepcionistas, profissionais de limpeza, seguranças, motorista de ambulância, entre outros que atuam diretamente com o risco da doença. Esta estratégia do Ministério da Saúde visa contribuir para a manutenção da infraestrutura do serviço de saúde pública, para o atendimento à população com o serviço de referência, para a assistência da Influenza A (H1N1).
A expectativa do Ministério da Saúde durante toda a campanha é imunizar 62 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Em Minas Gerais a meta é vacinar mais de 9.028.387 de pessoas. Já em Uberaba são 138.798 pessoas.

Calendário - A segunda etapa acontecerá entre os dias 22 de março a 04 de abril, correspondendo às grávidas, crianças de 6 meses e menores de 03 anos, e à população com doenças crônicas como diabetes, problemas hepáticos, renais e outros.

Entre a faixa etária de 20 a 29 anos, a imunização acontecerá entre 05 e 23 de abril. De 24 a 07 de maio é voltado para a população acima de 60 anos que apresenta quadro de doenças crônicas, que vai coincidir com a campanha de vacinação do idoso.
Os adultos saudáveis de 30 a 39 anos serão vacinados de 10 a 21 de maio. A definição da nova faixa etária considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles já priorizados nas etapas anteriormente definidas pelo Ministério da Saúde.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar