WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/03/2010 - Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação para Campanha de Vacinação da Influenza A H1N1

Nesta quinta-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, promoverá um curso de capacitação para os profissionais da Atenção Primária em Saúde e Atenção Especializada, com o objetivo de repassar as estratégias da vacinação contra a gripe pandêmica (Influenza A H1N1).

De acordo com a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Eliane de Lacerda Damasceno, enfermeiros e técnicos de enfermagem da sala de vacina receberão orientações sobre o calendário vacinal, enfatizando a população prioritária e o período de imunização.

A primeira etapa da campanha, que acontecerá de 08 a 19 de março, será voltada para os profissionais da área da saúde e a população indígena. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 2.963 profissionais do município de Uberaba. “Vale destacar que o Ministério usou como base de cálculo 1% da população geral do município para chegar a esta quantidade”, frisa Eliane.

Para atingir todos os trabalhadores da rede de saúde de Uberaba, a Diretora explicou que nesta primeira etapa a SMS irá contar com parceiros para a vacinação deste primeiro grupo. “Em outras instituições de saúde, contaremos com a colaboração de alguns profissionais que tenham o curso de sala de vacina. Eles vão imunizar os trabalhadores correspondentes à campanha”, explicou Eliane.

Calendário - A segunda etapa acontecerá entre os dias 22 de março a 04 de abril, correspondendo às grávidas, crianças de 6 meses e menores de 02 anos, e à população com doenças crônicas como diabetes, problemas hepáticos, renais e outros.
Entre a faixa etária de 20 a 29 anos, a imunização acontecerá entre 05 e 23 de abril. De 24 a 07 de maio é voltado para a população acima de 60 anos que apresenta quadro de doenças crônicas, que vai coincidir com a campanha de vacinação do idoso.

Os adultos saudáveis de 30 a 39 anos serão vacinados de 10 a 21 de maio. A definição da nova faixa etária considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles já priorizados nas etapas anteriormente definidas pelo Ministério da Saúde.
A expectativa do Ministério da Saúde durante toda campanha é imunizar 62 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Em Minas Gerais a meta é vacinar mais de 9.028.387 de pessoas. Já em Uberaba são 138.798 pessoas.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar