WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/02/2010 - Campanha Educativa e Normativa busca a promoção da saúde nas feiras da cidade

A partir de terça-feira (09/02), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com a Secretaria de Fazenda (Sefaz), Agricultura (Sagri) e de Trânsito e Transporte Especiais (Settrans) vão iniciar a I Campanha Educativa Normativa nas feiras da cidade. O objetivo da ação busca a orientação e a normatização dos feirantes/produtores que atendem aos consumidores, visando promoção da saúde de todos. A campanha se estende até o dia 14 de fevereiro, na Feira da Abadia.

De acordo com o Diretor de Vigilância Sanitária, Djalma Bessa Ferreira, este é um trabalho que faz parte do Plano de Governo da SMS e que segue as determinações do prefeito Anderson Adauto para a rede municipal de saúde em Uberaba. Cerca de 30 pessoas estarão envolvidas na ação. “Nesta I Campanha Educativa e Normativa, os feirantes/produtores receberão orientações e materiais informativos e instrutivos dos Agentes de Saúde sobre os bons procedimentos a serem prestados pelos manipuladores de alimentos, a exposição dos produtos, a conservação, os malefícios da falta de cuidado dos alimentos e onde está contemplado na legislação”, destaca.

Segundo o diretor, a população também será contemplada com as orientações, através da distribuição de cartilhas, já que ela é a mais interessada no assunto. “A promoção da saúde e as ações de Vigilância Sanitária são do interesse de todos. A população pode nos auxiliar não compactuando com o oferecimento de alimentos ou produtos que não atendem às exigências mínimas da Vigilância Sanitária. Por isso, convidamos a todos para serem nossos parceiros e que nos comuniquem o que está errado, para que possamos promover a saúde”, explica Djalma.

O Diretor explicou que a Settrans trabalhará com os comerciantes “extra feira”, buscando a regularização da atividade. “Queremos que os feirantes e a população recebam bem os técnicos e os agentes”, ressalta.
Após a visita dos técnicos e agentes sanitários, os feirantes/produtores terão trinta dias para se adequarem às normas, caso seja necessário. “Esta ação educativa e normativa será realizada também em outros segmentos”, finaliza.

Para outras informações e/ou esclarecimentos, basta entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Uberaba, pelos telefones 3331-2737 ou 3331-2738. O cidadão também pode entrar em contato através do Fala Cidadão, pelo número 3318-0800 ou pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, 3331-2757 e 3331-2745.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar