WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/05/2009 - Uberaba é a segunda cidade do país, acima de 200 mil habitantes, em atendimento pelo Hiperdia

Amostragem de cidades com população acima de 200 mil habitantes realizada pela Secretaria Municipal de Saúde informa que Uberaba está em 2º lugar em relação a outras cidades brasileiras em cadastramento e monitoramento do Hiperdia, que atende aos portadores de hipertensão e diabetes.
 

A meta do Ministério da Saúde de pessoas atendidas pelo Hiperdia é de 34.487. O programa hoje conta com 29.603, o que significa 10,29% da população estimada em 287.760 habitantes, segundo IBGE. “Este é um dado muito expressivo. É muito importante conhecermos essas pessoas, monitorá-las, para que possa diminuir os agravos causados por essas doenças”, explica a coordenadora do programa em Uberaba, Luciana Bruno. Vale ressaltar que Uberaba em 2007 ocupava a 17ª colocação no Estado e hoje se encontra também em 2º. Em 1º lugar do ranking do país está Ipatinga com 29.654 cadastros.
 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, até o ano de 2020, as condições crônicas serão responsáveis por 60% da carga global de doenças nos países em desenvolvimento. É necessária a adoção de estratégias cada vez mais precoces, ao longo do ciclo da vida, focadas na prevenção do aparecimento de hipertensão arterial, diabetes e suas complicações. “São doenças muito mais sérias do que se imagina. Por isso, estamos nos preocupando em cadastrar e monitorar as pessoas que sofrem delas. Com a diminuição e controle, cai o número de doenças renais, que é o órgão mais afetado pela hipertensão e pela diabete”, acrescenta o secretário Valdemar Hial.
 

A coordenadora Luciana salienta que o programa tem dado resultado, principalmente quando se trata na diminuição dos agravos e complicações da doença. “Os remédios para tratamento são os básicos, distribuídos gratuitamente pela rede de saúde, mas um fator que é de extrema importância é a orientação quanto à alimentação saudável e a atividade física que também é disponibilizada aos assistidos pelo Hiperdia”, pontua a coordenadora.
 

Segundo o secretário da pasta, Valdemar Hial, Uberaba conta hoje com 47 equipes de saúde da família, com possibilidade de aumentar para 50 ainda este ano.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar