WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/10/2021 - Governo e parceiros promovem IV Semana de Saúde Bucal a partir de segunda (25)

Será aberta, nesta segunda-feira (25), Dia do Dentista, a IV Semana Municipal de Saúde Bucal, organizada por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde, a Universidade de Uberaba (Uniube), o Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG) e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO). O evento será transmitido on-line pelo canal do Governo Municipal no YouTube (youtube.com/prefuberaba).


O tema “Odontologia em Tempos de Pandemia” foi escolhido pela Comissão Organizadora por se tratar de uma pauta relevante para a saúde bucal. “É um momento muito diferente que a Odontologia está vivenciando, com muitas mudanças na biossegurança do atendimento, com capacitações exigidas por esse momento”, salienta a chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Márcia Helena Destro Nomelini.


Para a abertura, está programada a Palestra Magna (on-line), a partir das 10h, com o título “Odontologia em Tempos de Covid-19”, que será ministrada pela cirurgiã-dentista, biomédica e especialista em Microbiologia, Prevenção e Controle de Infecção e Epidemiologia (Unifesp), Lusiane Borges.


Das 13h30 às 15h, a odontóloga e mestre em Microbiologia Aplicada (UFMG), Patrícia Maria de Faria e Silva, abordará, em palestra on-line, o tema “Biossegurança em odontologia: avanços e desafios”.


Na sequência, entre 15h30 e 17h, a odontóloga e mestranda em Periodontia (UFMG), Larissa Marques Bemquerer, em outra palestra on-line, tratará do tema “Lesões bucais em pacientes com Covid-19”, encerrando o ciclo de palestras da Semana Municipal de Saúde Bucal 2021.


Durante a semana, serão realizadas várias palestras educativas em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas Equipes da Estratégia Saúde da Família visando informar a população sobre os novos critérios de biossegurança adotados atualmente para a realização dos atendimentos odontológicos.


Será também realizada a entrega de kits de higiene bucal, álcool em gel e máscaras para a população. Os itens foram doados pelas empresas Uberlândia Refrescos Ltda., Farmácia São Sebastião, Masterline, Klin Shop e pelo Rotary Club Uberaba Aeroporto. Serão beneficiadas cerca de 400 famílias mais vulneráveis identificadas pelas equipes da Saúde.


Atualmente, o Município conta com 51 equipes da Estratégia Saúde Bucal, distribuídas em 28 Unidades de Saúde e sete pontos de Apoio na Zona Rural, além de outros 26 cirurgiões-dentistas que fazem parte da rede de serviços bucais da cidade. Participam das ações da semana 94 cirurgiões-dentistas e 73 auxiliares de saúde bucal, professores e alunos do curso de Odontologia da Uniube.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar