WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/09/2021 - Segundo dia de webinário sobre Repercussões e Estratégias de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 registra 389 visualizações

O segundo dia de palestras do Webinário: Repercussões e Estratégias de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 ocorreu nesta terça-feira (31) e contou com oito apresentações de projetos desenvolvidos por pesquisadores de Uberaba, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que analisaram os impactos da pandemia da Covid-19 em diversas esferas da sociedade.

Promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e a UFTM, o evento foi transmitido de forma on-line, pelo YouTube, e seguirá disponível no canal do Governo Municipal de Uberaba. Foram registradas, ao todo, 630 visualizações nos dois dias de evento, com 389 visualizações ao longo das 9 horas de transmissão desta terça-feira, com o acompanhamento simultâneo constante, e uma média de 70 pessoas conectadas. 

O chefe de Educação em Saúde, Alexandre Lucio Bizinoto, fez a mediação nos dois dias de evento e destacou a riqueza das discussões apresentadas. “Não foram só as informações de como lidar com a doença e os efeitos que ela gerou, mas tornou-se visível e estratégico para a saúde a demanda por parcerias na produção e cooperação de projetos em todas as linhas de atuação da saúde”, ponderou.

Bizinoto destacou ainda a relevância da tecnologia que se fez presente em praticamente todas as pesquisas, tais como o geoprocessamento, atuando no auxílio dos processos de diagnósticos e planejamentos. “Nessas palestras se discutiu saúde, mas também se discutiu estratégia, passando por todas as faixas etárias, crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pais, gestores, professores, cuidadores, além da preocupação com os profissionais de saúde. As propostas desenvolvidas nessas pesquisas são a forma que temos de buscar soluções para os problemas, já contando com acesso aos resultados prévios, obtidos em um momento muito oportuno, tendo em vista que já estamos vivenciando o início dos efeitos resultantes da pandemia”, refletiu.

O professor Ricardo Vicente Ferreira palestrou sobre a "Análise da distribuição espacial da Covid-19 na Macrorregião de Saúde do Triângulo Sul-MG", e destacou a importância de se trazer a Universidade Federal do Triângulo Mineiro para um evento do Governo Municipal, o que faz com as pesquisas desenvolvidas extrapolem os muros da academia. “É o que de fato nós, professores e pesquisadores, queremos que ocorra, que não fique aquele conhecimento apenas em uma estante ou periódico publicado, mas que seja transformado em informação relevante para a comunidade”, ponderou no início da sua palestra.  

A chefe do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Grasiela Rocha de Carvalho, ressaltou que o SUS representa o maior protagonista nas ações de combate à pandemia, e isso fez com que a Secretaria Municipal de Saúde realizasse o webinário “Reflexões e Estratégias de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19” para instrumentalizar servidores e comunidade, para práticas qualificadas de cunho protetivo, preventivo e reabilitativo.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar