WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/08/2021 - Farmácia Solidária completa 4 anos com mais de 1 milhão de itens oferecidos a 26,6 mil pessoas

A Farmácia Solidária de Uberaba, gerenciada por profissionais da Secretaria de Saúde, completa quatro anos de criação neste 31 de agosto, prestando serviços com foco na entrega gratuita de medicamentos a pessoas carentes. Até o momento, mais de 26,6 mil pessoas já foram beneficiadas com o serviço, o que corresponde a mais de 1 milhão e 400 mil itens oferecidos entre mais de 800 tipos diferentes de medicamentos.

É o que informa Ana Carolina Parolini Borges Durante, chefe do Departamento de Assistência de Farmácia da SMS.

Definida como um serviço “da população para a população”, a Farmácia Solidária “tem como missão funcionar como ponto de fortalecimento da solidariedade de nosso povo”, disse Ana Carolina.

Gabriela Terra Silva e Luci Mara da Silva, farmacêuticas e idealizadoras da Farmácia Solidária, destacam o trabalho humanizado. 

“A Farmácia Solidária recebe doações de médicos e representantes, mas a maior parte das doações vem da população. São medicamentos parados em casa, que a pessoa não faz uso mais. Ela traz pra gente, fazemos uma triagem e passamos para outra pessoa. O medicamento é dispensado somente com receita, particular ou do SUS”, explicou Gabriela.

Pacientes elogiam estabelecimento e atuação das farmacêuticas. Ildeu Rodrigues Barbosa, beneficiário da Farmácia, conta que é aposentado e consome 270 comprimidos por mês de um só tipo de medicamento fornecido pela Farmácia Solidária.

“Agora, ainda tem mais um supositório de 1 grama. Sabe quanto custa o supositório de 1 grama, a caixa com 28 comprimidos? Quatrocentos e tantos reais. Aí, como é que eu ia dar conta? Não ia ter jeito. Graças a Deus, as meninas conseguem pra mim aqui na Farmácia Solidária”, concluiu Ildeu.

“Pra mim, a Farmácia Solidária tem importância muito maior que você pensa, que você pode imaginar! Tanto a Farmácia como as meninas que trabalham aqui e os medicamentos que eu recebo aqui. É uma coisa fora do normal, é uma coisa maravilhosa, que Deus aprontou pra nós”, descreveu Zilda Rodrigues da Silva, também beneficiária da Farmácia.

Zilda consome 25 tipos diferentes de medicamentos por dia. “Eu devo obrigação muito grande a essas meninas. E, às vezes, quando tem o medicamento que eu preciso, elas me ligam. Até isso elas fazem pra mim”, relatou.

A Farmácia Solidária está localizada na praça Augusto Lemp, 750, no bairro Mercês, próximo ao Hospital Regional, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone é: (34) 3315-7573.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar