WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/09/2021 - Saúde encerra primeiro dia de webinário sobre Repercussões e Estratégias de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19

Em uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foi promovido, nesta segunda-feira (30), o primeiro dia de palestras do Webinário: Repercussões e Estratégias de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. O evento realizado de forma on-line, pelo YouTube do Governo Municipal de Uberaba, contou com a participação de pesquisadores da UFTM que apresentaram projetos desenvolvidos pelos profissionais do Município sobre a pandemia em Uberaba.

A secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves, que fez a abertura do evento, ressaltou o quanto o webinário foi um fator positivo para a contribuição da análise dos processos de saúde municipal, “porque nos possibilitou a oportunidade de conhecer os cenários gerais diante do contexto da pandemia, relacionando o resultado das pesquisas apresentadas pela Universidade do Triângulo Mineiro e contribuindo, assim, para intervenções necessárias, baseadas em evidências”, ponderou.

Foram apresentados projetos de pesquisas que analisaram o impacto da pandemia na vida dos idosos que moram sozinhos e sobre os sentimentos, percepções e a rotina de idosos durante o isolamento. Foi abordado também o reflexo dos exercícios por telemonitoramento nas condições de saúde de idosos. Já sobre as crianças, tiveram projetos que analisaram a associação entre comportamento sedentário, com o nível de atividade física e a ansiedade, durante e após o período de isolamento social, além de um projeto que analisou o impacto que o isolamento social causou em famílias com crianças ou adolescentes com autismo.

A professora Drª da UFTM, Darlene Mara dos Santos Tavares, que apresentou o projeto “Idosos que moram sozinhos e a pandemia da Covid-19”, destacou a importância do evento para divulgação das pesquisas e discussões/reflexões para suas aplicabilidades na prática. Ela reforçou ainda, que o evento representa “o fortalecimento da parceria interinstitucional entre Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.”

O evento tem continuidade na terça-feira (31), com palestras das 8h às 17h. E quem segue acompanhando o evento é a chefe do Departamento de Epidemiologia, Larissa Bandeira de Mello Barbosa, que apresentou o cenário da pandemia no Município e enalteceu a parceria da Secretaria de Saúde com a UFTM para conhecer os resultados dessas pesquisas científicas, “e a partir dessa realidade possam ser desenvolvidas propostas práticas e contextualizadas dentro do cenário da pandemia em Uberaba.”

O evento proposto pela Seção de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde seguirá disponível no YouTube para quem tiver interesse em rever ou acompanhar as discussões. O chefe de Educação em Saúde, Alexandre Lucio Bizinoto, enalteceu a proposta e a programação, elaborada pela chefe do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Grasiela Rocha de Carvalho, e pela enfermeira Marciana Fernandes Moll, em conjunto com o pró-reitor de Pesquisa da UFTM, Carlo José Freire de Oliveira, pois “conseguiram alinhar o assunto e as palestras com uma sequência construtiva de repasse de informações, tornando-as complementares e muito agradáveis a quem estava assistindo”, pontuou.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar