WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

14/08/2021 - Solenidade celebra 21 anos da Guarda Municipal com homenagens

Para celebrar o aniversário de 21 anos da Guarda Municipal de Uberaba, uma solenidade com parte do efetivo foi realizada, nesta sexta-feira (13), no Parque Netinho Guaritá - Mirante da Univerdecidade. O evento a céu aberto seguiu todos os protocolos de biossegurança para evitar a propagação da Covid-19 e foi transmitido ao vivo pelo Instagram do Governo Municipal.

A solenidade contou com apresentação da banda da Guarda Municipal e da tropa ao som do Hino de Uberaba. Em seguida, o comandante Marcelo Neves conduziu a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e o secretário municipal de Defesa Social, Glorivan Bernardes, para a revista da tropa. A leitura da Ordem do Dia foi feita pelo comandante.

Na ocasião, o superintendente de Defesa Social, tenente Carlos Alberto Barbosa, fez a apresentação do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a entrega de braçais. Na sequência, houve a entrega de Certificados de Honra ao Mérito pelo atuação da GM nas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19, e a entrega do Certificado “Amigo da Guarda”. Ainda, cumprindo o regimento interno da Guarda Municipal, foram entregues Insígnias para os guardas com mais tempo de serviços prestados, 10 ou 20 anos.

Durante a solenidade, o comandante Marcelo Neves destacou a atuação da GM em diversas frentes de ação em Uberaba, como o enfrentamento ao tráfico de drogas, a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Preventiva, fiscalização durante a pandemia de Covid-19, entre outras. “Nas abordagens preventivas, inúmeros indivíduos estão sendo identificados com mandado de prisão em aberto, sendo a GM de Uberaba destaque em Minas Gerais na captura e prisão desses indivíduos que devem à justiça e estavam vivendo normalmente em sociedade”, disse em discurso.

O secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, destacou que ainda há muito a ser feito e que a conduta da GM será pautada em fazer o que precisa ser feito de maneira bem-feita. “Com apoio da prefeita e da Câmara Municipal vamos conquistar um estatuto para a Guarda. Então, peço para que todos continuem trabalhando com a qualidade desses 21 anos na segurança pública”, enfatizou.

A representante da Câmara Municipal de Uberaba, a vereadora Lu Faquineli também cumprimentou toda a Guarda Municipal pelo trabalho desempenhado durante essas duas décadas de atuação.

A prefeita Elisa Araújo, vestida com uma farda da GM, encerrou as celebrações, destacando a emoção em sentir a responsabilidade da Guarda e ressaltando o trabalho dos agentes. “Parabéns pelos 21 anos, que a gente possa trazer melhorias e melhores condições para a Guarda sempre, e que os próximos prefeitos e prefeitas continuem valorizando o trabalho da GM, pois são vocês que nos protegem. Muito obrigada pelo trabalho”, agradeceu.

A solenidade contou com a presença de representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Civil, Penal, Federal, Bombeiro Militar, delegados, vereadores, secretários municipais, presidentes de entidades de classe, empresários e o público em geral.

História - Criada em 10 de agosto de 2000, a Guarda Municipal de Uberaba tem o objetivo de cuidar da segurança dos bens, instalações e serviços do Município, bem como para exercer o poder de polícia de trânsito no âmbito municipal. No decorrer de sua história, a Guarda conquistou lugar de destaque na segurança pública, atuando em conjunto com as forças de segurança da União e do Estado, exercendo o seu papel de polícia preventiva, se destacando principalmente nos patrulhamentos preventivos nas escolas, parques, praças, prédios públicos, logradouros públicos, bem como na Patrulha Preventiva Maria da Penha, Patrulha do Silêncio, Policiamento de Trânsito e combate ao tráfico de drogas.

Nestes 21 anos de atuação foram cerca de 264.600 ocorrências atendidas, uma média de 12.600 ocorrências por ano. Em destaque estão os anos de 2020 e 2021, que superaram a média geral. Em 2020, foram 14.833 ocorrências atendidas, enquanto, em 2021, os números são ainda maiores, com 18.683 ocorrências atendidas até 10 de agosto de 2021.

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar