WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/01/2010 - Comitê contra a dengue faz primeira reunião do ano

Uberaba tem seis casos confirmados em 2010

 Comitê contra a dengue faz primeira reunião do ano Comitê contra a dengue faz primeira reunião do ano

Em reunião na tarde desta sexta-feira (15), o Comitê Municipal do Controle da Dengue tomou conhecimento, por meio da coordenadoria, do balanço de 2009 e dos trabalhos de intensificação que estão sendo realizados em 2010, com mais equipes de mutirão de limpeza e de bloqueios. De acordo com dados epidemiológicos apresentados, neste ano existem seis casos confirmados da doença, nenhum de febre hemorrágica. Outros seis foram descartados e 144 pessoas aguardam resultados. Em 2009, 310 casos foram confirmados, um com febre hemorrágica, mas que evoluiu para cura, 275 descartados e 169 ainda estão na espera.

Na oportunidade foi detalhado sobre o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, realizado entre os dias 04 a 07 deste mês e que apontou médio risco com 2,8%. Segundo o diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, André Ribeiro Sousa, o maior problema está nas residências. Ainda dentro do levantamento, a cidade foi dividida em 12 regiões e nenhuma apresentou estado confortável, ou seja, menos de 1%.

Ao contrário, dez delas estão com médio risco e duas consideradas de alto. Vale ressaltar que dentre esses dois extratos alarmantes encontram-se bairros considerados de nível elevado, como Flamboyant e Parque do Mirante, apresentando índice de 4,1%. “Infelizmente, o estado é de alerta total.

E, somente a Prefeitura não vai conseguir conter o mosquito. A população precisa estar atenta e seguir o que os agentes de endemias explicam nas visitações. Cada um fazendo a sua parte, aí sim, teremos uma cidade livre da dengue”, acrescentou o presidente do Comitê e secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial.

Ainda na reunião, foi pontuado sobre as ações que estão sendo realizadas como divulgação com som volante nos bairros, intensificação das visitas dos agentes em horários alternativos, inclusive nos finais de semana, ultra baixo volume (fumacê) em bairros suspeitos desde dezembro, mobilização de todos os agentes das Equipes de Saúde da Família (ESF), mutirão de limpeza dando reforço aos sábados, tudo isso concomitante com os trabalhos de rotina.

Falando em mutirão, de 11 de novembro até o dia 14 deste mês, já foram retirados 118 caminhões com materiais que acumulam água. Neste sábado (16), a força tarefa estará nas ruas do bairro Vila Militar. Informações do diretor da Vigilância em Saúde, Cléuber Borges, acrescentam que 210 profissionais do Departamento de Controle de Zoonoses trabalham hoje especificamente em função da dengue.

A próxima reunião do Comitê Municipal do Controle da Dengue, que é formado por diversos membros de instituições, associações, empresas, além de secretarias municipais e Gerência Regional de Saúde, acontecerá no dia 26 de março.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar