WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/06/2021 - Governo Municipal inicia entrega de 35.000 kits de higiene bucal a estudantes

O Governo Municipal iniciou, nesta segunda-feira, 14, a entrega de 35.000 kits de higiene bucal, contendo uma escova dental, um creme dental e um fio dental para cada aluno das escolas municipais e estaduais de Uberaba.

A ação, num esforço das secretarias municipais de Saúde e Educação, está inserida no Programa Saúde na Escola (PSE), dos Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

“Esse programa visa contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral, reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos”, afirmou Marcia Helena Destro Nomelini, chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

Márcia explicou que, em decorrência da pandemia, as secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com a Superintendência de Ensino do Estado, por meio do grupo de trabalho intersetorial municipal, promoveram ações com uso das tecnologias de comunicação, respeitando o distanciamento social.

Entre essas ações, “foram elaborados vídeos educativos de saúde bucal pelos alunos do curso de odontologia da Uniube, com a supervisão de preceptoras cirurgiãs-dentistas da rede municipal da saúde, que serão disponibilizadas pelas plataformas de ensino municipal e estadual para todos os alunos.”

Foi também incluído o tema “Alimentação Saudável e a Prevenção ao Coronavírus (Covid-19)”, ações educativas relacionadas à prevenção do contágio da Covid-19 que se baseiam, principalmente, em medidas de segurança sanitária, como práticas de higiene, uso de máscaras, de distanciamento social e a importância da vacinação.

“É importante que estas medidas sejam praticadas em conjunto a um outro alicerce, mais abstrato: a conscientização. É preciso desenvolver em cada educando a capacidade de interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes e/ou comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida”, reforçou a chefe do Departamento de Saúde Bucal.

Os kits de higiene bucal sairão do Almoxarifado da Secretaria de Saúde e serão entregues às unidades de ensino do município, que se encarregam da distribuição aos estudantes.

A Diretoria de Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está entregando os kits nas unidades escolares da rede municipal de ensino, mais de 27 mil, com previsão de término na sexta, 18 de junho.

A entrega aos alunos deve ser feita até o dia 16 de julho, cabendo a cada gestor definir a estratégia de distribuição, por exemplo, junto com as atividades impressas entregues aos alunos, explicou a analista de gestão educacional da Semed, Jacqueline Martins Barbosa.

Jacqueline e a também analista de gestão educacional Maristela Rodrigues dos Santos Campos fazem parte da equipe de Programas Federais. Ainda segundo elas, o PSE é desenvolvido nas unidades escolares da rede municipal desde 2012.

“Esta ação já está prevista no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares e a equipe gestora e professores têm autonomia para desenvolver os temas de forma interdisciplinar com os alunos”, acrescentou Jacqueline.

Ela reforçou que as ações do Programa têm como objetivo promover a conscientização de hábitos saudáveis por meio de abordagens educativas sobre cada tema.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar