WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/05/2021 - Dia D da vacinação contra a Influenza registra 1.400 doses aplicadas

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, aponta como muito positiva a vacinação realizada no Dia D da vacinação contra a Influenza (gripe) em Uberaba, quando foram registradas 1.400 doses aplicadas. O grupo de idosos foi o que mais procurou pela vacinação neste final de semana, registrando 1.103 pessoas.

Apesar do número positivo, a Secretaria de Saúde chama a atenção para que todos os grupos prioritários sigam buscando a imunização. Uberaba encontra-se com 10.315 crianças vacinadas, 1.346 gestantes, 6.396 trabalhadores da saúde, 246 puérperas, 20.974 idosos e 1.995 professores.

A cobertura vacinal do grupo prioritário aumentou para 32,8%, com um total de 41.280 doses já aplicadas. A vacina da Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Uberaba segue vacinando ao longo da semana, nas Unidades de Saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas no período de até 45 dias após o parto e professores.

Vale reforçar que os grupos que já foram contemplados na vacinação da Covid-19, precisam apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinas, onde está registrada a vacina da Covid-19, ou a pessoa não será vacinada. Caso a pessoa tenha perdido o Cartão de Vacinas, ela deverá entrar em contato com a Central de Vacinas e solicitar um novo cartão.

O Plano de Vacinação da Influenza do Ministério da Saúde prevê a vacinação de professores do Ensino Básico e Superior, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa como professor dessas escolas. Entre a documentação estão sendo aceitos crachá, contracheque, contrato de trabalho ou algum outro documento comprobatório.

Seguem administrando a vacina da Influenza as unidades: UMS Abadia (Abadia), UMS Aloísio Prata (Elza Amui), Caism (Parque do Mirante), Centro de Saúde Eurico Vilela (Centro), UMS Maria Tereza de Freitas (Bairro Lourdes), USF Edison Luiz Fernandes (Residencial 2000), UMS Romes Cecílio (Morumbi), UMS Valdemar Hial (Fabrício), UBS George Chiree (Alfredo Freire), UBS Dr. João Junqueira (Rio de Janeiro), UBS Lecir Nunes (Parque das Américas), UBS Virlânea Augusta (Maracanã) e todas as unidades da zona rural de Uberaba, sendo elas da Capelinha/Baixa, Santa Rosa, Ponte Alta, Borgico/Calcário.

 

 

Vacinação Covid-19

Uberaba segue vacinando o mesmo público de profissionais de saúde nesta terça-feira

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, seguirá na terça-feira (1º), com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, das 8h30 às 16h, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel). Devido ao grande movimento nos pontos de vacinação, a equipe segue contemplando o mesmo público convocado na segunda-feira, e quem não conseguiu ser contemplado poderá ir nesta terça.

Serão contemplados nos dois pontos de vacinação, o público de 2ª dose, conforme o Cartão de Vacinas, e com a 1ª dose os profissionais de saúde acima de 35 anos, das seguintes categorias profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, técnicos de farmácia, balconistas de farmácia, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de radiologia, técnicos de laboratório e cuidadores de idosos.

Para a vacinação de profissionais de saúde por critério de idade, é necessário que sejam trabalhadores ativos e deverão apresentar uma declaração de registro ativo junto ao Conselho profissional, documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência de Uberaba e carteira profissional de Minas Gerais. Vale ressaltar que, no momento da vacinação, todos os profissionais de saúde deverão assinar um Termo de Responsabilidade, assegurando possuir vinculação ativa como trabalhador de serviço de Saúde.

Para a vacinação de cuidadores de idosos e balconistas de farmácia será necessário além do documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência de Uberaba, a comprovação de trabalho ou Conselho ativo ou, ainda, o Termo de Responsabilidade publicado no Porta-Voz, no Decreto nº. 369, publicado no dia 12 de março de 2021, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para imunização da população contra a Covid-19 e dá outras providências.

Os cuidadores de idosos poderão ainda apresentar uma declaração com nome completo e CPF do empregador e da pessoa a ser vacinada atestando que o mesmo exerce essa função.

A vacinação de 2ª dose também seguirá nos dois pontos de vacinação, conforme o indicado no Cartão de Vacinas. Todas as pessoas que precisam tomar a 2ª dose devem apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão de Vacinas, no qual está registrada a 1ª dose, e o comprovante de residência no nome de quem está vacinando ou alguma comprovação de que a pessoa é moradora de Uberaba.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar