WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/05/2021 - Dia D contra a Influenza (gripe) será neste sábado (29)

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (29) o Dia D contra a Influenza (gripe). A vacinação acontecerá no modelo drive-thru, das 8h30 às 16h, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel). Serão contempladas gestantes e puérperas com até 45 dias de pós-parto, além de trabalhadores da Saúde, idosos a partir de 60 anos e professores.

As crianças de 6 meses a 5 anos não serão contempladas nesse Dia D, mas seguem sendo vacinadas nas Unidades de Saúde ao longo da semana. O público-alvo que está sendo atendido neste momento, em Uberaba, corresponde a 125.935 pessoas, desse grupo foram aplicadas 36.898 doses, correspondendo a uma cobertura vacinal de 29,3%. Até o momento, foram vacinados em Uberaba, 10.175 crianças, 1.313 gestantes, 6.066 trabalhadores da Saúde, 245 puérperas, 17.339 idosos e 1.759 professores.

É necessário que o público que já foi contemplado com a vacina da Covid-19 apresente, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinas. Quem tiver perdido o Cartão pode procurar a Central de Vacinas para emitir uma segunda via do documento. Vale ressaltar que é indicado pelo Ministério da Saúde que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre a dose da Covid-19 e a vacina da gripe.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população-alvo. A vacinação permitirá, ao longo de 2021, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Conforme pontuou a secretária adjunta de Saúde e enfermeira, Valdilene Rocha Costa Alves, essa campanha de vacinação tem o intuito de vacinar, pelo menos, 95% de cada um dos grupos prioritários para vacinação. “A vacina da Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A campanha de vacinação consiste em uma ação de interesse nacional, sendo os grupos prioritários atores sociais importantes no processo de prevenção e controle da doença.”

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de Influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. Dependendo da virulência dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar