WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/05/2021 - Central de Monitoramento do Município reforça atenção aos contactantes no combate à Covid-19

O Governo Municipal está reforçando o sistema de monitoramento dos pacientes com síndrome gripal ou positivados para Covid-19. É o que explica a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde (SMS), Sandra Cristina Ribeiro Pimenta. A partir de agora, haverá uma Central de Monitoramento encorpando o trabalho já realizado, com atenção aos chamados contactantes (pessoas vivendo em um mesmo ambiente).

A instrução na Secretaria de Saúde é que o agente em visita presencial, quando necessário, procure conversar com pessoas positivadas e com quem conviva com ela (contactantes). A medida vai aprimorar a atenção a todos que estiverem sob o mesmo teto.

Até agora, quem tem síndrome gripal ou teste positivo para Covid, vinha recebendo uma ligação telefônica a cada 24 ou 48 horas, conforme a necessidade de cada caso. Esse monitoramento também acontece quando a pessoa procura uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), passa por um hospital, ou faz o teste numa farmácia.

Para toda pessoa que testou positivo é feita uma notificação, que é encaminhada para o Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde. A pessoa é referenciada para uma unidade de saúde, onde ocorre o monitoramento.

A mudança é que a Central de Monitoramento terá uma equipe treinada para esse novo fluxo de acompanhamento dos pacientes. “Vamos ter, de início, 30 pessoas, número que será aumentado conforme a necessidade. Essas pessoas receberão as notificações dos casos positivos e os de síndrome gripal e farão esses telefonemas”, explicou Sandra Pimenta.

A diretora de Atenção à Saúde informa que as unidades básicas de também continuam com o trabalho de monitoramento, por meio de visitas presenciais. “Conforme a necessidade, alguém da equipe fará a visita. Caso se detecte um agravo, ou que o telefone não tenha sido atendido, entre outras variantes, haverá esse acompanhamento presencial”, completou.

Segundo Sandra, “o nosso foco agora são também os contactantes. Podemos ter pessoas assintomáticas numa determinada residência, mas que precisamos monitorá-la, porque muitas vezes os sintomas aparecem no quarto ou quinto dia. Vamos acompanhar, com essas visitas, se alguém da casa apresentou qualquer sintoma e orientar a procura de um serviço médico”, finalizou.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar