WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

25/05/2021 - Governo Municipal divulga balanço parcial da campanha Maio Amarelo

As ações em prol de um trânsito mais seguro estão sendo realizadas pela SDS em parceria com outros departamentos da PMU

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), Seção de Educação no Trânsito, divulgou nesta terça-feira (25), balanço parcial das ações realizadas em torno da mobilização do Maio Amarelo. Ação foi realizada em todo o País, com o objetivo de reduzir a quantidade de acidentes de trânsito.

Este ano, com o tema: “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”, a mobilização educativa local já atingiu, até o momento, mais de 1.500 condutores e pedestres, em Uberaba. A Seção de Educação no Trânsito promoveu, entre os dias 1º e 21 de maio, mais de 30 ações educativas em instituições públicas e privadas, como blitze, palestras, orientações em portas de escolas e instituições de ensino, entre essas a Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti). Além dessas, outras ações foram voltadas para passageiros, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em vários pontos da cidade.

De acordo com o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Fabiano Sene, a campanha do Maio Amarelo já pode ser considerada positiva tendo em vista a aceitação da população que vem se conscientizando com o trabalho realizado pela equipe de trânsito de Uberaba.

“Realizamos ações pontuais no decorrer do ano, mas o mês de maio sempre vem com ações mais intensivas por se tratar do mês que faz alusão à prevenção de acidentes de trânsito. Mobilizamos toda a equipe com a Guarda Municipal, agentes de trânsito, Polícia Militar, dentre outros, em prol da conscientização de motoristas e pedestres para que tenham um trânsito mais seguro, livre de acidentes. A maioria deles decorre de situações que podem ser prevenidas como o uso do cinto de segurança, o não uso de celular na direção, uso de viseira - no caso de motociclistas. Todas essas infrações variam entre R$130 e R$293,47, e até 7 pontos na carteira”, explicou Sene.

Ele destacou ainda que as blitze que vêm ocorrendo têm caráter educativo, entretanto, situações consideradas pelo Departamento de Trânsito como graves e cabíveis de advertências são realizadas. “Nós orientamos, diariamente, motoristas e pedestres, com o objetivo, exatamente, de evitar situações que possam causar acidentes. Infelizmente, nem todos os condutores entendem nossa abordagem e acabam se alterando. Mas nós explicamos o motivo da ação e acabam entendendo e replicando nosso trabalho, o que para nós é de extrema importância. A sociedade, unida, pode fazer muito mais”, destacou.

Maio Amarelo - O movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito realizou em Uberaba, por meio da SDS e da Seção de Educação no Trânsito, junto a aprendizes da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti), palestras em empresas. A palestra foi ministrada pelo chefe da Seção de Educação no Trânsito, Fabiano Sene, com a participação do aprendiz Lucas Almeida.

O aprendiz, de 18 anos, está em processo de obtenção da carteira de habilitação. Ele apresentou os riscos de se dirigir sem habilitação bem como de dirigir sem ter noção e consciência das regras e determinações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Nas aulas da autoescola aprendemos sobre a segurança e adequação no trânsito e aprendemos sobre as leis e normas de segurança. Eu tenho 18 anos, mas alguns alunos da autoescola são mais velhos e já dirigem há anos, mas não conhecem as leis na íntegra, o que acaba causando sérios riscos para quem dirige. Nas palestras, orientamos sobre a importância de se tirar carteira de habilitação e seguir essas determinações previstas no CTB”, relatou.

Toda a ação é acompanhada pela equipe de Educação no Trânsito.

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar