WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/04/2021 - Governo Municipal e parceiros iniciam projeto Uberaba pela Vida

Parceria entre Governo Municipal, Sociedade Civil Organizada (SCO) e médicos que atuam em Uberaba vai reforçar o atendimento aos casos de Covid-19 na cidade, via sistema de videochamada. O projeto Uberaba pela Vida tem como finalidade acolher os pacientes covid no início dos sintomas e acompanhá-los em todas as fases da doença.

Por meio de uma central telefônica com ligação gratuita (0800 340 0019), o uberabense vai poder ser atendido nos primeiros dias de sintomas como dor de cabeça, fraqueza, dor nas costas e dor na região lombar, entre outros. Após triagem, atendentes treinadas vão encaminhar ao atendimento médico por videochamada.

O grupo reúne cerca de 40 médicos, todos preparados para o atendimento por telemedicina.

O médico Fabiano Hueb de Menezes é um dos coordenadores do grupo de voluntários que doarão seus serviços nesse intenso combate à Covid. Segundo ele, existem em torno de 20 a 30 medicamentos, chamados reposicionados (não são específicos para Covid), que podem ser utilizados no início da doença, na tentativa de diminuir a inflamação viral.

O Governo Municipal se responsabiliza pelo fornecimento de medicamentos e acolhimento de pacientes no Hospital Regional e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O projeto Uberaba pela Vida prevê orientação, acolhimento inicial e acompanhamento diário dos casos, aliviando o volume de demandas na rede pública de saúde. Casos que necessitem hospitalização vão para o Hospital Regional e o pronto atendimento fica com uma das UPAs.

A agilidade será o ponto forte, pois, conforme Fabiano Hueb, “o que leva os pacientes ao óbito, na maioria dos casos, é a demora em iniciar o tratamento. Quando o paciente precisa ser intubado, 85% desses vão a óbito. Temos que fazer o possível para que o paciente não evolua para a intubação”, advertiu. Hueb mencionou também exames de sangue e tomografia, no quinto ou sexto dia da doença, como aliados no acompanhamento das fases da Covid-19.

Um grupo de empresários que integra a Sociedade Civil Organizada (SCO) coopera na estruturação da Central 0800.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar