WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/04/2021 - Governo Municipal promove 1ª reunião do ano do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, realizou de forma on-line nesta quinta-feira (22) a 1ª reunião do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses. Foram apresentadas as atribuições do Comitê e as competências que deverão ser desenvolvidas ao longo do trabalho, bem como foram definidas as datas para as próximas reuniões que acontecerão a cada dois meses.

O Comitê terá o papel de mobilizar a sociedade civil organizada, os órgãos públicos, instituições e demais membros da sociedade, para que todos, juntos, possam propor medidas de prevenção e controle das arboviroses no Município, bem como apontar ações educativas que possam auxiliar nesse trabalho.

A secretária adjunta de Saúde, Valdilene Alves, aponta que a retomada desse trabalho é de extrema necessidade para evitar a proliferação da dengue. “O Comitê será uma oportunidade de traçarmos metas e estratégias de como combater as arboviroses, sendo elas a dengue, a zica e a chikungunya”, pontuou.

Valdilene reforçou ainda a importância da população também se responsabilizar e contribuir nesse combate. “No Comitê, a participação de líderes comunitários, de associações, padres, pastores, pessoas que têm influência dentro do bairro da área, para que nos ajude a adentrar no domicílio, para combater possíveis focos e criadouros que já estão lá instalados, que os agentes têm dificuldade de entrar”, afirmou Alves.

O Comitê conta com a participação de representantes das secretarias e autarquias que compõem a Prefeitura, bem como entidades e associações da sociedade, somando 28 setores que foram elencados no Decreto nº 473, de 14 de abril de 2021, no Porta-Voz nº 1946.  

O chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Eduardo Plácido dos Santos, conduziu a reunião e apontou que o Comitê atuará como um indicador de metas e ajudará a criar iniciativas para a promoção de um trabalho em conjunto entre a sociedade e o Município. “O Comitê terá ainda esse papel de avaliar as ações que estão sendo executadas pelo Município e propor ideias que visam somar com a execução desse trabalho.”

Zoonoses segue no combate ao mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.  A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, segue promovendo diversas ações ao longo da semana visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zica e chikungunya. O departamento tem atuado em diversas frentes de trabalho, com agentes de combate a endemias visitando as casas da cidade, o trabalho com as bombas costais, o motofog, o mutirão de limpeza, o trabalho do Núcleo de Educação e a circulação do UBV – fumacê na cidade. 


A aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume) ou fumacê, no combate à dengue, nesta sexta-feira (23), acontecerá nos bairros Residencial 2000, Filinha Mendes, Jardim Baronesa, Jardim Espanha, Parque dos Girassóis e Morumbi.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar