WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/04/2021 - Zoonoses segue no combate ao mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, segue promovendo diversas ações ao longo da semana visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zica e chikungunya. O departamento tem atuado em diversas frentes de trabalho, com agentes de combate a endemias visitando as casas da cidade, o trabalho com as bombas costais, o motofog, o mutirão de limpeza, o trabalho do Núcleo de Educação e a circulação do UBV – fumacê na cidade.

Durante a semana, a operação do motofog atuará nos bairros Leblon, Parque São Geraldo, Josa Bernardino, Pacaembu e Beija Flor 1 e 2. Apenas na quarta-feira (21), devido ao feriado, as equipes não irão trabalhar.

Além desse trabalho, a equipe atua com o mutirão de limpeza que segue recolhendo lixo inservível que possa acumular água e ser possível foco para proliferação do mosquito. Nesta semana, a equipe estará atuando no bairro Elza Amui. De acordo com o chefe da Seção de Controle de Endemias, Diogo Barros, somente neste ano, esse trabalho já recolheu 50.250 kg de lixo inservível e desde o início desse trabalho, em novembro do ano passado, o mutirão já soma 75.700 kg.

“Seguimos pedindo o apoio da população para que possa ajudar a combater o mosquito. É essencial que cada cidadão tire um minuto do dia, olhe em seus quintais e recolha qualquer tipo de material que possa ser criadouro do mosquito. Juntos podemos vencer essa batalha, mas é preciso que cada um faça a sua parte”, apontou Barros.

O Núcleo de Educação da Zoonoses desenvolve ao longo da semana todo um trabalho de conscientização, com a realização de pit stop com cartazes e faixas que têm o intuito de sensibilizar a população para combater o mosquito. A equipe conta ainda com a presença do mosquitão, que além de chamar a atenção é uma atração para as crianças que também estão ficando atentas aos cuidados a serem tomados. O pit stop está ocorrendo essa semana nas ruas do entorno do Mercado Municipal.

A aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume) ou fumacê, no combate à dengue, também tem sido outra ferramenta aplicada no Município que atua no combate ao mosquito. Nesta semana, esse trabalho acontecerá nos bairros Centro, Maria Helena, Jardim Alexandre Campos, Jardim São Bento, Beija Flor, Fabrício, Boa Vista, Amoroso Costa, Tita Resende, Manoel Mendes, Abadia, Valim de Melo, Gameleira II, Recreio dos Bandeirantes, Elza Amui, Residencial Uberaba I, Jardim Primavera, Jardim Espírito Santo, Residencial Estados Unidos I e II, Parque do Mirante, Residencial 2000, Filinha Mendes, Jardim Baronesa, Jardim Espanha, Parque dos Girassóis e Morumbi.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar