WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/01/2010 - Agentes Comunitários de Saúde irão trabalhar como multiplicadores contra a dengue

Agentes Comunitários de Saúde irão trabalhar como multiplicadores contra a dengue Agentes Comunitários de Saúde irão trabalhar como multiplicadores contra a dengue Agentes Comunitários de Saúde irão trabalhar como multiplicadores contra a dengue

“Salvar vidas é questão de cultura e educação”, assim iniciou o prefeito em exercício, Paulo Mesquita, a reunião com 325 agentes comunitários, enfermeiros e médicos das Equipes de Saúde da Família (ESF) na tarde desta terça-feira, dia 12, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. O objetivo é utilizar o bom relacionamento dos profissionais nos bairros para multiplicar as informações de profilaxia contra a dengue e convocar à população para a luta contra o mosquito.

Na oportunidade, os participantes assistiram a um filme produzido pela Fiocruz “O mundo macro e micro do mosquito Aedes Aegypti”, mostrando as atitudes do homem que levam a larva, a constituição do mosquito, voltando como inimigo do próprio homem. Os profissionais ainda se informaram do último LIRAa – Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, realizado entre os dias 04 a 07 deste mês e que apontou médio risco com 2,8%.

“Isso quer dizer que de 100 casas quase 3 tem a infestação do causador da dengue”, explicou o diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, André Ribeiro Sousa, enfatizando que a maior incidência foi em vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais e lixos, ou seja, em residências. Os agentes ainda receberam explicações de como identificar a larva nas casas e que atitudes devem ser tomadas, como trazer à Zoonoses as áreas que necessitam de visitas.

Segundo o diretor da Diretoria em Vigilância de Saúde, Cleuber Borges, todos os esforços são necessários para evitar que Uberaba passe pelo momento desagradável de 2006. “Estamos em alerta e a população é fundamental para mudarmos isso”, acrescenta Cleuber.
Dados da Secretaria de Saúde, mostram os parâmetros do LIRAa, realizados em janeiro, dos últimos anos: 2006 – 5,36%; 2007 – 2,74%; 2008 – 1,60%; 2009 – 1,70% e este ano (2010) – 2,80%.

Em nome da Atenção Básica, Fernanda Carolina Camargo disse sobre a necessidade, de forma implícita, da prevenção à dengue. “Os cuidados devem ser como escovar dentes, tomar banho, e outras atitudes diárias. Assim não teremos mais necessidade de falar deste assunto”, opinou Camargo.
Finalizando a reunião, o secretário de Saúde, Valdemar Hial, disse da importância dos agentes como multiplicadores das informações adquiridas no encontro.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar