WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/03/2021 - 2º Lira de 2021 mostra índice de infestação do Aedes aegypti em 8,25%

O 2º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês de março, em Uberaba, apresentou o índice de 8,25%. O estudo, que apontou alto risco epidemiológico, foi divulgado nesta quarta-feira (24), pela Prefeitura de Uberaba, através do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde

Conforme explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Faquineli, pelos parâmetros do Ministério da Saúde, há risco de surto de dengue, visto o índice acima de 4% dos imóveis pesquisados. “É uma situação preocupante, pois no LIRAa anterior já estávamos com 7,25%. Temos solicitado muito à comunidade que nos auxilie no combate ao mosquito, pois não adianta apenas o Poder Público realizar o trabalho, visto que muitos focos se encontram dentro das residências”, destacou.

Segundo o chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Eduardo Plácido dos Santos, desde o primeiro levantamento deste ano, as equipes estão nas ruas fazendo o trabalho de mutirão de limpeza, direcionado para os bairros que estavam com índice mais alto, inclusive com bloqueio de transmissão com bombas costais. “Agora, vamos ampliar e evoluir ainda mais no trabalho, mas é preciso que a população faça a sua parte”, destacou.

Entre os bairros visitados, alguns com os maiores índices, são: Jardim Marajó I, Portal Beija-Flor, Residencial Morumbi II, Estância do Ipê, Recanto das Torres, Tutunas, Residencial Maria Barbosa, Santa Maria, Centro, Abadia, Costa Teles I, Jardim Santa Clara, Gameleira II, Parque da Liberdade, Recreio dos Bandeirantes, Antônio Caiado, Nossa Senhora Aparecida, Silvério Cartafina, Residencial Estados Unidos II, Nossa Senhora de Lourdes, Residencial Uberaba I, Amoroso Costa, Vila João Pinheiro, Manoel Mendes.

As residências continuam sendo os locais com os maiores depósitos, sendo lixo com 30,7%, vasos, frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo com 28,14%, entre outros. De janeiro de 2021 até o dia de hoje foram 20 casos confirmados de dengue, sem óbitos.

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar