WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/03/2021 - Medidas restritivas apontam queda no índice de transmissão da Covid-19 em Uberaba

A taxa de transmissão da Covid-19 (Rt) caiu de 1,17 para 0,91 em Uberaba. As informações são do Observatório Covid-19 e apontam que as medidas restritivas impostas pela Onda Roxa, estabelecida pelo Governo Estadual, e o esforço da Prefeitura de Uberaba e da população começam a ter resultados.

Segundo Michelli Maldonado, doutora em matemática, professora da UFTM, e coordenadora do projeto do Observatório Covid-1, os dados apontam que a cada 100 pessoas infectadas, outras 91 são contaminadas. Esse número indicava na semana passada que, a cada 100 pessoas contaminadas, outras 117 eram infectadas pela doença. Esse índice demonstra que a taxa de propagação teve uma pequena queda.

“Conhecer a taxa de propagação de um vírus, em meio a uma população ao longo do tempo, é essencial para lidar com a pandemia. Isso é possível por meio de um indicador, conhecido como número efetivo de reprodução Rt. Quando o Rt é maior que 1 você começa a ter um aumento acelerado dos casos. E o contrário também é válido, para um Rt menor que 1 (como é o caso atual), pode-se iniciar uma queda de novos casos diários”.

Para Maldonado, esse resultado está ligado às medidas restritivas adotadas pelo Governo Municipal e também ao cumprimento destas medidas pela população. “É um dado inicial, que depende inclusive de outros indicadores, mas que pode assinalar o início de uma leve queda na transmissão, mas precisamos manter as medidas e também continuar respeitando as regras básicas, ou seja, uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel e não aglomerar”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar