WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/03/2021 - Custeados pela Prefeitura, HC-UFTM abre mais 10 leitos de UTI Covid Adulto e 17 de suporte ventilatório

Com aval da Vigilância Sanitária, entrou em operação na noite de ontem (19), 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid Adulto e 17 leitos de suporte ventilatório no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Todos os leitos serão custeados pelo Município. “Não havia como esperar a habilitação por parte do Estado, por isso, já nos comprometemos a custear para acelerar o processo de abertura dos leitos para receber os pacientes que precisam. Posteriormente, o trâmite será efetivado. A determinação da prefeita Elisa Araújo é uma só: salvar vidas. E é para isso que estamos trabalhando incansavelmente”, destacou o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo.

As aberturas destes leitos fazem parte da fase cinco do Plano de Contingência para Enfrentamento da Covid-19 do Governo Municipal. O HC-UFTM é o hospital de retaguarda dois do Plano. Os pacientes que ocuparão estes 27 leitos devem estar testados positivamente para a doença.

O HC-UFTM ainda conta com leitos de enfermaria para pacientes Covid, sendo cinco para ginecologia e obstetrícia, dois no pronto-socorro infantil e três na pediatria. São seis de UTI para pacientes Covid de neonatal e pediatria.

Entre público e privado, Uberaba conta hoje com 89 UTIs Adultos, sendo 55 públicos e 34 privados. São 205 leitos de enfermaria Covid Adulto – 142 públicos e 63 privados. Há ainda os leitos específicos de UTI e enfermaria de neonatal, pediatria e obstetrícia no HC-UFTM, Hospital da Criança e Santa Casa Maria Modesto (sanatório). As equipes trabalham para viabilizar a abertura de 22 leitos não Covid no Hospital Hélio Angotti.

A responsabilidade pela movimentação de pacientes entre os prestadores (hospitais) estará a cargo do Complexo Regulador Municipal, que deverá observar os critérios técnicos e perfil assistencial das instituições que receberão os pacientes.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar