WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/03/2021 - Zoonoses inicia novo levantamento do LIRAa nesta segunda-feira

O Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses irá realizar, a partir de segunda-feira (8), um novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). De acordo com o chefe da Seção de Controle de Endemias, Diogo Barros, serão avaliados mais de 6 mil imóveis para a aplicação de um levantamento por amostragem.

O trabalho será realizado até sexta-feira (12), aplicando uma média de visitas em imóveis selecionados em diversos bairros da cidade. “Vamos analisar várias regiões de forma a ter um perfil da cidade inteira e, assim, podermos traçar como será o monitoramento dessas áreas com maiores índices. A partir do momento que levantamos essas informações sabemos onde está o maior perigo para um possível foco de dengue e já atuamos prontamente direcionando o mutirão de limpeza, as equipes de campo e o bloqueio costal”, pontuou.

É importante destacar que os mais de 140 funcionários que estarão envolvidos nesse trabalho já foram vacinados contra a Covid-19. “Nossos agentes estarão devidamente uniformizados e pedimos para que a população abra as suas casas. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos e as equipes estarão com máscara e álcool em gel. É fundamental que a população saiba dessa segurança para atender a nossa equipe com tranquilidade e, assim, possamos traçar o melhor caminho para combater o mosquito transmissor da dengue”, reiterou.

Após a coleta dos dados, o departamento deverá divulgar o resultado do levantamento em duas semanas. Diogo explica que será preciso respeitar tanto o prazo de análise dos tubos com as larvas quanto o prazo da análise das estatísticas.

O trabalho é realizado pela equipe da Seção de Controle de Endemias.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar