WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/02/2021 - Secretaria de Saúde de MG apresenta relatório técnico de exames dos manauaras

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) encaminhou, no início da tarde de hoje, à Secretaria Municipal de Saúde o resultado técnico dos exames realizados nos pacientes manauaras para investigar a presença da nova variante do coronavírus.  Por meio do sequenciamento genético, realizado no Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed),  foi detectada, em seis pacientes, a presença da nova variante do coronavírus, a P1, derivada de uma das variantes predominantes no país, a B.1.1.28.  A nova linhagem contém uma composição única de mutações, que ocorrem principalmente na proteína spike, responsável pela entrada do vírus nas células humanas.

Dos seis pacientes manauaras identificados com a nova variante do SARS-CoV-2, detectada no Amazonas, quatro são homens e dois mulheres. Destes, apenas uma paciente de 62 anos conseguiu sobreviver. Dos 18 pacientes de Manaus acolhidos no Hospital Regional, no dia 23 de janeiro, oito morreram, sendo que cinco deles apresentaram a variante do coronavírus.  Os últimos remanescentes  tiveram alta no dia 11 de fevereiro.

Desde quando deram entrada no Hospital Regional, os manauaras foram mantidos em área isolada, pois já havia a suspeita que entre eles pudesse estar presente a nova cepa do vírus. De acordo com o médico infectologista Guilherme  Henrique Machado, quatro servidores do HR que tiveram contato com os pacientes de Manaus, e que estavam com suspeita de Covid 19, foram colocados em isolamento. Após o exame, dois testaram positivo no PCR e o hospital solicitou a análise do material, mas não há resultado até o momento. Todos tiveram a forma leve da doença.  Dois, inclusive, já retomaram a rotina diária. 

Sem o vírus – Mensagem encaminhada via ofício pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais para a Secretaria Municipal esclarece  que o monitoramento genético do coronavírus está sendo realizado pelo Lacen-MG e, até o momento, não é possível afirmar que a nova variante P1 está em circulação no estado de Minas Gerais.

Sem visitas – O secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, esclareceu que no período de 17 dias em que os manauaras estiveram internados no Hospital Regional de Uberaba nenhum familiar veio para a cidade para acompanhar o tratamento. Os pacientes que receberam alta também não circularam pela cidade, já que do hospital foram encaminhados direto aos aeroportos de Uberaba e de Uberlândia.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar