WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

15/02/2021 - Defesa Civil alerta população sobre intensas chuvas esta semana

A Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta a população para os cuidados necessários durante período de intensas chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu Alerta Amarelo para chuvas intensas nesta segunda (15) e terça-feira (16), com ventos intensos, de 40 a 60 km/h. As principais áreas atingidas são a região metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Campo das Vertentes de Minas, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Central Mineira.

Segundo informações da Defesa Civil de Uberaba, foram recebidos dois chamados até às 15h desta segunda-feira, um relativo à queda de muro e o outro, um pedido de avaliação preventiva de uma árvore. Na noite de domingo (14), foi registrada queda de árvore.

A orientação é que a população tome alguns cuidados durante fortes pancadas de chuvas, como: colocar documentos e objetos de valor dentro de saco plástico bem fechado e mantê-los em lugar alto e seguro; desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curto-circuito; colocar o lixo na rua apenas nos dias e horários corretos e, havendo possibilidade de chuvas fortes, não colocar.

Ainda, a população não deve permanecer debaixo de postes de energia elétrica, de árvores e nem ficar perto de locais com metais. Animais de estimação e crianças devem ser mantidos em locais seguros, longe de enxurradas ou águas de córregos.

Antes do período das chuvas, reforça a Defesa Civil, é fundamental a limpeza de telhados e calhas, ralos, esgotos, galerias, valas, bem como a retirada de entulhos dos quintais, áreas, becos e ruas e que se providencie reforço/escore para árvores, muros e paredes com risco de queda.

Para os moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco), a orientação é para que deixem o local imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência. Caso perceba árvores, postes e muros se inclinando no barranco ou encosta próximo da residência, ela deve ser desocupada o mais rápido possível e o cidadão se proteger em lugar seguro.

A Defesa Civil observa que não devem ser plantados pés de bananeiras nos taludes porque eles acumulam muita água aumentando o risco de deslizamentos. Em caso de emergência, o cidadão deve ligar nos telefones do Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 199; ou da Polícia Militar, 190.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar